22 de março de 2014

A alguns estalos de resolver a hérnia de disco

Os estalos na coluna durante uma sessão de osteopatia assustam muita gente, mas só quem não recebeu esse tipo de tratamento. O alívio é imediato e a proposta mostra-se muito eficiente como terapia para dores severas e até hérnias de disco. Para este fim, há uma técnica especial e os trabalhos são voltados para desbloquear e descomprimir as vértebras assim recolocando-as através de manipulação específica. Em Chapecó, a osteopatia é aplicada pelo fisioterapeuta e osteopata da Clínica Reichmann Ortopedia, Edson Bramati.

O profissional explica que o tratamento consiste na correção e desbloqueamento. Dessa forma, o fisioterapeuta consegue uma maior mobilidade para descomprimir a coluna vertebral. O resultado é a redução dos sintomas. De acordo com o fisioterapeuta, o resultado é tão satisfatório que dispensa a necessidade de cirurgias e suas possíveis complicações. Isso sem falar nos benefícios de custos e de recuperação. “Os resultados que temos obtidos são muito positivos, inclusive auxiliando na redução de outros tipos de dores severas”, explica.

Além de desbloquear e descomprimir toda a região muscular, também é preciso corrigir a coluna vertebral, trabalhando nas chamadas cadeias lesionais de compensação que geralmente levam os pacientes a terem os problemas. “Depois disso, o paciente precisa fazer alguns exercícios para a reeducação postural que são fundamentais para evitar recaídas”, destaca Bramati.

No entanto, o sucesso do tratamento depende da capacitação do profissional. O Colégio Brasileiro de Osteopatia (CBO), sede Chapecó (SC), está com inscrições abertas para a 3a turma da pós-graduação em Osteopatia. Com duração de dois anos e meio, as aulas serão mensais e têm início previsto para o mês de abril. Além de ensinar os princípios teóricos do método e um vasto arsenal de técnicas de avaliação e tratamento, a especialização tem como meta manter os alunos atualizados sobre a situação científica da área. Informações pelo telefone (49) 3322-5056.

O que é hérnia de disco?

A hérnia discal é uma patologia do disco, no qual existe uma cartilagem entre as vértebras para mantê-las unidas e possibilitar o movimento, funcionando como um amortecedor. Quando o disco desloca-se, por várias razões possíveis, o núcleo fluído líquido que está no interior do disco sai e pode comprimir estruturas neurológicas ou causar inflamação. Isso é uma hérnia de disco que pode, ainda, deformar as vértebras saudáveis. O resultado são dores da nádega ao pé, nas costas, da nádega até o joelho ou no fim da coluna onde fica o nervo ciático. Além do paciente referir formigamento, perda de sensibilidade e de força muscular em casos mais graves.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog