Na maioria dos casos, a balanopostite está relacionada a uma higiene inadequada do pênis.
Balanopostite é uma inflamação conjunta da glande e prepúcio (balanite é inflamação da glande, postite; inflamação do prepúcio) desencadeada por diversos fatores. Os mais comuns são conseqüências de fenômenos irritativos como hábitos higiênicos inadequados dos genitais - principalmente quando o paciente for portador de fimose – e excesso do prepúcio (a pele que envolve a glande).
Neste caso, há depósitos de restos de descamação celular, chamado de esmegma, o qual promove a irritação.
Ainda dentro desta causa, está o uso de agentes irritativos para limpeza do pênis, sendo aconselhável o uso de produtos neutros para higiene do pênis (como sabão neutro). Outras causas importantes são as infecciosas como um fungo chamado Cândida Albicans que pode ser sexualmente transmissível.
Assim como os outros fungos, ele se aproveita do local quente e úmido existente entre a glande e o prepúcio.
Esta doença é mais comum em algumas situações como obesidade, diabetes, uso prévio de antibióticos e indivíduos com a imunidade rebaixada. Outras formas de transmissão são a bacteriana e, principalmente nos dias de hoje, devido a presença do vírus HPV (comumente conhecido como crista de galo) - que pode se provocar irritação peniana sem o aparecimento das verrugas típicas.
Portanto para prevenção desta doença é recomendável uma higiene adequada do pênis, uso de preservativo e tratamento e/ou avaliação da companheira nos casos das causas infecciosas
Fonte: www.sbu-sp.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.