30 de dezembro de 2008

Feliz 2009!!

A todos que aqui vieram e que aqui virão, meus votos de um Feliz 2009, repleto de saúde, paz e felicidades, além de agradecer pelo prestígio. Estarei uns dias de férias, pequenas mas valiosas, até o dia 02 de janeiro.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Abraços a todos

Luiz

Deixo esta mensagem com vocês:

Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças,
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Fernando Pessoa
Leia Mais ►

Aos 79 brasileira lança seu primeiro livro incentivada pelo neto


Diz o ditado que há três coisas que toda pessoa não deve deixar de fazer em sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Anna Moll Kovalski, agora, cumpriu os três itens. Aos 79 anos, ela lançou, em dezembro de 2008, o livro infantil “Histórias da Vovó”, entrando para o RankBrasil como a “Mais idosa a lançar um livro”.

Em 2006, incentivada pelo neto, ela começou a escrever o livro, que é composto por 25 contos, na maioria inspirados em fatos da vida da autora. A cada história contada, ela deixa uma mensagem que, segundo ela, servem de lição. “Meu pai dizia que um homem sensato aprende com o erro do outro, não precisa repetir para aprender”, ressalta.

Além dos textos, Histórias da Vovó contém figuras para as crianças colorirem, o que, segundo Anna, associada à leitura, é uma forma lúdica de complementar a criação e a interpretação das histórias.

Nascida em 1929, em Araucária, região metropolitana de Curitiba, onde vive até hoje, a recordista é a filha mais velha de uma família de cinco irmãs, descendentes de europeus. O livro foi uma realização pessoal para Anna, mais uma integrante do time de recordistas brasileiros. “Escrever este livro era um sonho que tenho desde menina e é muito gratificante ter realizado”, finaliza a escritora.

Fonte: RankBrasil - Keyla Barros
Leia Mais ►

Nações Unidas incentiva o Software Público Internacional

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD encaminhou neste mês uma carta oficial do escritório de Nova Iorque para todos os escritórios da América Latina e Caribe convidando-os a participar da iniciativa do Software Público Internacional. A consulta vai até meados de janeiro e tem como objetivo buscar a adesão de outros escritórios do PNUD para expansão da experiência brasileira.

O Software Público Internacional (SPI) é um projeto da Rede Colaborativa de Software Livre América Latina e Caribe - RCSLA [http://rcsla3.dcc.ufmg.br/pnud/projeto.php], que conta com a participação do próprio PNUD, da Universidade Federal de Minas Gerais e do Ministério do Planejamento.

A intenção do PNUD será organizar uma ampla consulta na América Latina e Caribe (ALC) para verificar quais das soluções brasileiras disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro têm mais demanda em toda região. Em fevereiro, durante a IV Oficina de Software Livre em Cuba, será lançada uma pesquisa que vai aferir, por votação na internet, as soluções com maior quantidade de interessados.

As soluções escolhidas terão suas comunidades hospedadas no Portal do Software Público Internacional, a ser inaugurado no 10º FISL, em Porto Alegre. O Portal SPI, inicialmente, é um projeto coordenado pelo PNUD, com apoio do governo brasileiro e da UFMG, que estará aberto a parcerias com instituições da ALC e oferecerá estrutura para hospedagem de soluções que queiram aderir ao modelo e serem internacionalizadas.

Para Fausto Alvim, oficial de programa do PNUD, a iniciativa, além de reforçar a experiência brasileira e dar uma visibilidade internacional para as soluções desenvolvidas no Brasil, busca criar as bases de uma ampla comunidade de intercâmbio de soluções de software público no subcontinente. Na análise do oficial, o governo brasileiro e o PNUD, ao disponibilizarem as soluções do SPB e submeterem essas a um processo de seleção e avaliação pelos potenciais usuários na ALC, abrem um diálogo que procura atrair para um fórum comum, o Portal do SPI, as instituições públicas e privadas interessadas nessa área.

O grande diferencial do Portal será sua plataforma para compartilhamento de conhecimentos sobre software público que, a exemplo do original brasileiro, servirá como um espaço unificado para a troca coletiva de experiências. Em conjunção com o apoio e o aval institucional de organizações renomadas dentro e fora de seus países, o Portal propicia um ambiente favorável ao estabelecimento de novas parcerias e ao crescimento da RCSLA.

Até o dia 15 de janeiro serão recebidas as manifestações dos escritórios do PNUD e no dia 12 de fevereiro será lançada a pesquisa para toda América Latina e Caribe. Qualquer solução hospedada no Portal do Software Público Brasileiro poderá ser escolhida para ser a primeira a compor o ambiente internacional.

Fonte: www.softwarepublico.gov.br
Leia Mais ►

29 de dezembro de 2008

Mito ou verdade: Banana previne cãibra?



Um dos eventos mais dolorosos e temidos por quem pratica exercícios físicos é, sem dúvida, o aparecimento de cãibras. Na realidade, a cãibra não é conseqüência somente de fenômenos desencadeados por exercícios. Com freqüência elas aparecem em gestantes ou mesmo em dias mais frios, principalmente durante a noite quando os membros inferiores não estão adequadamente aquecidos.

Para o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, quando se discutem as causas das cãibras, depara-se com situações na qual existem várias possibilidades. O fenômeno em si é um estado de contração, sustentada por um determinado músculo ou grupo muscular. É o que chamamos de 'espasmo muscular'. O músculo se contrai e não relaxa. A manutenção de uma contração vigorosa torna-se extremamente dolorosa e a dor é tanto maior quanto maior for a massa muscular envolvida.


Se o processo que se instala no músculo é descrito e conhecido, o mesmo não se pode dizer das causas. A idéia de que a cãibra é causada ou por excesso de treinamento ou por falta de condicionamento físico não é correta. Podemos relacionar três mecanismos possivelmente determinantes: aparecimento de cãibras por micro traumatismos de repetições; por perda excessiva de água e sais, principalmente sódio e potássio através do suor; aparecimento de cãibras por acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo, e em conseqüência de intensidade excessiva de esforço físico e, deficiência de fluxo sangüíneo, geralmente nos membros inferiores, via de regra provocada por resfriamento ou problemas vasculares.


“As causas das cãibras podem ter origens diferentes e gerar interpretações muitas vezes erradas. Talvez a mais comum seja de atribuir a cãibra sempre à falta de preparo físico, quando ela pode ocorrer, por exemplo, por perda de sais e água em dia muito quente e úmido”, considera Joaquim Reichmann.
Outra questão esclarecida por Reichmann é a crença de que comer banana previne cãibra. “Esta 'crendice' está cheia de verdade científica, uma vez que um dos fatores que causam a cãibra seja a perda de potássio pelo suor em excesso e a banana é um dos alimentos mais ricos em potássio “, garante.




Leia Mais ►

Blumenau prepara a Festa da Virada

A Festa de Ano Novo ao ar livre, dia 31, na Avenida Beira-Rio, marca o início da programação da Sommerfest – a Festa de Verão de Blumenau -, que seguirá até o dia 19 de fevereiro com várias atrações, incluindo seis (06) noites de Oktoberfest, sempre às quintas-feiras, no Pavilhão 3 da Vila Germânica.

Para a comunidade festejar a chegada de 2009 com segurança e conforto, o espaço para a concentração do público será feito entre o Shopping Beira-Rio e o prédio da Prefeitura. No local, haverá serviço de bar e cozinha em vários pontos, bem como sanitários químicos.

O público será animado a partir das 20h pelo grupo Confraria do Samba, um dos melhores do gênero na região e, às 22h, a Banda do Barril, que faz sucesso durante a Oktoberfest subirá ao palco. A queima de fogos promete ser um grande espetáculo. O show vai durar 14 minutos iluminando o céu da cidade a partir da Ponte de Ferro e do Museu da Água. A Festa de Ano Novo conta com a parceria do Blumenau Convention Bureau.

Programação:
18h – Local abre para o público com toda a estrutura montada e som mecânico
20h – Show do grupo Confraria do Samba
22h – Show da Banda do Barril
24h – Espetáculo de queima de fogos (em seguida, retorna Banda do Barril)
02h – Encerramento

Disponível para o público:
Oito (08) tendas de 5X5 metros, com decoração alusiva à data
250 mesas com cadeiras
26 sanitários móveis distribuídos por toda a área do evento

Alimentação:
Lanches rápidos
Porco assado com acompanhamento

Bebidas:
Cerveja, refrigerante, água e champanha

Por: Tânia Rodrigues
Leia Mais ►

Concorrência de olhinhos puxados

As prostitutas brasileiras que trabalham nas ruas, praças e jardins de Milão estão em pé de guerra com as “colegas” chinesas.

Uma reportagem da Revista Expresso sobre a concorrência neste mercado mostra que as asiáticas tomaram um lugar que, antes, era ocupado principalmente pelas brasileiras, romenas e africanas.

A prostituta tupiniquim entrevistada diz que as chinesas – por serem em tantas a “marcharem” pelas ruas de Milão – provocaram a queda nos preços. Um programinha rápido, num banheiro público, embaixo de uma escada ou até mesmo, acreditem, atrás de uma moita, não passa de 10 euros (cerca de R$ 30). E por este valor, diz a entrevista, não exigem camisinha e, assim, propagam doenças sexualmente transmissíveis.

Com a crise que se abateu em todos os cantos do mundo nos últimos meses, a tabelinha das chinesas pode cair ainda mais. E as outras vão ficar olhando o trem passar.

Pornotax

É assim que vem sendo chamada a taxa que o governo italiano quer cobrar em cima de todos os produtos ligados a indústria pornográfica. Na prática, o ministério do Tesouro quer aumentar os percentuais já cobrados hoje e passar a alíquota para 25%. Ou seja, tudo o que for produzido e estiver relacionado a este mercado terá uma taxação de 25%. Os empresários do setor protestam, mas deixaram a discussão para o ano que vem. Por enquanto, nada foi definido. É certo que o governo tem que cavar de qualquer lugar pra fazer caixa. Vibradores, lingeries e filmes pornôs podem ser uma alternativa.

Fonte: Rádio Criciúma
Por: Néia Pavei, da Itália
Leia Mais ►

Balneário Camboriú implantou ecoponto para coleta de pneus usados

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú, através do Programa Municipal de Controle da Dengue, preocupada com a destinação adequada dos pneus que não tem mais uso, iniciou na quinta-feira, 18/12/2008, as atividades do ECOPONTO, na rua Acre, 139, no bairro dos Estados.

O serviço, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, objetiva evitar que esses pneus se transformem em possíveis focos do mosquito da dengue. O ECOPONTO, é uma central de recepção e armazenamento temporário desses pneus, que serão encaminhados por borracheiros e congêneres, sendo corretamente acondicionados para posterior envio a empresas capacitadas para reciclagem.

Nesse sistema, que funcionará através de convênio de cooperação mútua, cabe a Prefeitura ofertar o local adequado para estocagem provisória dos pneus (ECOPONTO) e a Associação Nacional da Industria de Pneumáticos (ANIP), através de seu órgão ambiental Reciclanip, retirar os pneus do município e encaminhá-los para a reciclagem. Já aos comerciantes e usuários devem entregar os pneus com vida útil esgotada no Ecoponto.

O objetivo é evitar o descarte irregular, promovendo a preservação do meio-ambiente e da saúde da população, bem como, eliminar o principal depósito de procriação do mosquito transmissor da doença. Os pneus são resíduos que contêm metais pesados, altamente tóxicos e substâncias cancerígenas, como chumbo, cromo, cádmio e arsênio e além disso, como não é um produto biodegradável pode contaminar o solo, a atmosfera, o lençol freático e o pulmão das pessoas.

A quantidade de pneus desovados em locais inadequados e a céu aberto; a inexistência de local para estocagem provisória; o aumento do volume de pneus sem uso a cada temporada de verão; o aumento do risco de novos focos do Aedes aegypti em conseqüência do crescente do fluxo de turistas e mercadorias, o que acarreta no crescente risco epidemiológico da dengue são alguns fatores que levaram o município a criar este serviço.

Mais informações com a coordenadora do Projeto Dengue,
enfermeira Marli Sonsa pelo telefone (47) 3261-6278.
Leia Mais ►

Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, lançou na última sexta-feira, 19 de dezembro, o Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (O.C.A.). Este novo espaço na web traz informações e análises técnicas sobre o atual mercado audiovisual, que foi interrompido no início dos anos 90 quando da extinção da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) e do Conselho Nacional de Cinema (Concine).

O Observatório terá cinco seções: Notas Técnicas e Informes; Relatórios; Teses e Monografias; Metodologia e Índices; e Dados do Mercado Internacional. Lá ficarão disponíveis informações sobre o mercado de salas de cinema, além de relatórios contendo números compilados sobre a distribuição no segmento de vídeo doméstico e sobre as programações das TVs abertas e por assinatura.

De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, “com a implantação do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, haverá maior compartilhamento de informações e transparência com relação aos números do mercado, possibilitando a todos um melhor planejamento e uma política pública organizada de forma mais sistêmica e articulada”.

O O.C.A. pode ser acessado no endereço eletrônico www.ancine.gov.br/oca.

Fonte: Ancine
Leia Mais ►

28 de dezembro de 2008

Skatista brasileiro no Guiness Book

Em Teutônia-RS, no ano de 2007, Douglas Rodrigues da Silva alcançou a velocidade de 113 Km/h em cima de um carrinho. E apesar de muitas discussões sobre a validação da marca, Papai Noel mandou de presente para Dalua, um e-mail do Guiness Book homologando o feito e lhe dando o título de skatista de velocidade mais rápido do mundo.

Dalua é o skatista que mais se manteve regular na categoria em 2008. Um Speedeiro de grande expressão que conquistou muitos atletas internacionais não só quando foi às corridas, mas também com a sua hospitalidade única.

São Leopoldo-RS é o refúgio desse cara e de Dona Nivéria, ou Mama Dalua, como é conhecida na comunidade skateboarding internacional. Os dois sabem bem como receber e também conquistar as pessoas.

E para todos que achavam que só faltava o GP de Interlagos para Douglas fechar o ano muito bem, podemos somar a divulgação do feito por todo o mundo e ter orgulho de um brasileiro estar no Livro dos Recordes.

Por EXPN - Renata Lopes
Leia Mais ►

27 de dezembro de 2008

Presidente faz balanço do Brasil

Nas palavras do presidente da República o Brasil melhorou muito, em todos os setores, desde a proclamação da independência. Neste balanço ele também mostra números surpreendentes do nosso desenvolvimento e do crescimento da economia brasilera.


"Os congressos scientíficos, históricos, artísticos e económicos a que ides assistir, do mesmo modo que a Exposição, em que procuramos resumir alguns aspectos da nossa cultura intelectual e da producção das nossas terras e fábricas, bastarão para convencer-vos de que alguma cousa temos feito e muito poderemos ainda realizar para o futuro, depois deste passo tão difficil do primeiro centenário de vida emancipada.

Em um século passamos de 3 a 30 milhões de habitantes; o valor da nossa balança commercial cresceu na proporção de 20.000 para 1 milhão e hoje se expressa em 4 milhões de contos; a extensão das nossas linhas férreas é de 30.000 km; excede de 50 milhões a tonelagem dos navios que sulcam as águas dos nossos portos; contamos perto de 60.000 km de linhas telephonicas, 1.5000 km de carris urbanos, talvez mais de 1 milhão de objectos de correspondência postal, cerca de 50.000 km de linhas telegraphicas; o valor dos nossos estabelecimentos ruraes excede de 10 milhões e 500 mil contos; na pecuária occupamos o terceiro ou quarto logar no mundo; para a renda geral de 4.000 contos em 1823, temos agora a receita de quasi 1 milhão de contos de réis, só para a União, sem incluir a dos estados; da instrucção temos cuidado com o possível desvelo: de 1907 a 1920, o augmento dos cursos elevou-se de 72% e o de alumnos de 85%, o que revela o esforço do paiz, nos últimos annos, pelo incremento da sua instrucção.

Contamos cerca de 2.400 jornaes e revistas, 650 associações scientíficas, literárias e artísticas, 1.400 estabelecimentos de assitência, muito milhares de sociedades de auxílio mútuo e caridade, e que a nossa última organização sanitária, talhada nos moldes mais adeantados, prepara a olhos vistos o fortalecimento da raça e augmento da sua capacidade productora.

Do Rio de Janeiro de 1822 fizemos, durante o império e principalmente na república, a cidade moderna que actualmente se honra de hospedar-vos, sem as epidemias dizimadoras, que eram com razão o terror do estrangeiro."

Discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa em 8 de setembro de 1922.

Fonte: Enciclopédia Nosso Século, 1981.

Leia Mais ►

Dispositivo de material orgânico auxiliará médicos

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), acaba de receber dois prêmios. Um deles, divulgado no último dia 15, foi o 3º Prêmio Werner Von Siemens de Inovação Tecnológica, na modalidade Saúde, categoria Estudante-Novas Idéias, promovido pela empresa Siemens. O outro foi o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2008, na categoria trabalho publicado, que também concorreu em nível nacional.

Apresentada pela estudante Cláudia Karina Barbosa de Vasconcelos e pelo orientador Rodrigo Bianchi, a pesquisa concorreu com 149 trabalhos de todo o país e foi contemplado com R$ 10 mil em dinheiro.

A pesquisa

Utilizando técnicas de nanotecnologia, os pesquisadores desenvolveram um dosímetro, dispositivo de material orgânico luminescente, que auxiliará médicos de todo o País no tratamento da icterícia neonatal.

Atualmente, o tratamento é a base de fototerapia, ou banho de luz, preferencialmente azul. Ela age sobre a criança, convertendo a bilirrubina em uma substância inofensiva. Entretanto, o tratamento nem sempre é feito da maneira adequada. Em alguns casos, os bebês são expostos a fontes luminosas erradas, mal posicionadas ou por tempo insuficiente.

O dosímetro desenvolvido pela equipe da Ufop se assemelha a um selo e é composto por moléculas orgânicas que têm propriedades luminescentes e que mudam de cor com a radiação. Fixado sobre a pele ou a fralda do bebê, ele indica o tempo ideal de exposição à luz. Na cor vermelha, o selo indica que a criança ainda não recebeu radiação suficiente. Com a prolongação do banho de luz, o adesivo fica amarelo, indicando que o tempo de radiação está a “meio caminho”. A cor verde indica que o tempo de exposição já foi suficiente e, se o exame de sangue comprovar a normalização da bilirrubina no organismo, o tratamento pode ser interrompido.

O equipamento permite prescrição mais segura do tratamento, além de ter baixo custo (cada selo custa, em média, R$ 0,30). O produto também pode ter outros usos. Segundo o coordenador das pesquisas, o dispositivo também pode ser útil no monitoramento da dose de radiação em bronzeamento artificial, no tratamento do vitiligo e no controle da exposição de trabalhadores a raios ultra-violeta. “A pessoa pode se expor a determinada quantidade de radiação e o dosímetro é uma forma de quantificar e qualificar a radiação absorvida”, diz Bianchi.

Fonte:
Assessoria de Comunicação Social - FAPEMIG

Fone: (31) 3280-2105/2106/2113/2141
Email: acs@fapemig.br
Leia Mais ►

26 de dezembro de 2008

Novo Prêmio

Mais uma vez o Blog do Seu Luiz está em festa. Recebi do blog Luka Free mais um belíssimo presente. Luka, muito agradecido, por mais este mimo.

Vou repassar carinhosamente aos seguintes amigos:

PcSaudável.com

Pé de Cogumelo

Vassourando

Universo Exotérico

Airton Farias

Felicidades a todos.

Leia Mais ►

Osteoartrose de quadril pode ser conseqüência de outras doenças

Caracterizada como doença da articulação degenerativa que atinge com maior freqüência adultos de meia idade e idosos, a osteoartrose de quadril, algumas vezes não apresenta causa específica. Entretanto, na maioria dos casos, o problema é conseqüência de outras doenças, como defeitos congênitos do quadril, artrite reumátoide, necrose avascular da cabeça femoral, doenças ocorridas na infância e após traumatismo. A genética também pode ser considerada um fator de risco.

O médico ortopedista, Joaquim Reichmann, diretor da Clínica Reichmann, especializada em ortopedia e traumatologia explica que o problema se manifesta por um desgaste de cartilagem articular que de uma superfície absolutamente lisa harmônica transforma-se em uma superfície áspera e irregular. Os primeiros sintomas podem ser um leve desconforto na região inguinal, nádega, coxa ou mesmo no joelho ou alguma rigidez articular.Normalmente a dor fica mais intensa com atividade física e melhora com o repouso.

Com o passar do tempo, os sintomas tendem a se intensificar e a dor e a rigidez podem estar presentes mesmo em repouso. Quando a pessoa percebe que está com dificuldade de vestir as meias ou calçar os sapatos é sinal de que a cartilagem está cada vez mais fina e irregular e quando o tecido cartilaginoso se esgota, o movimento passa a acontecer osso com osso, o que é extremamente doloroso. Neste estágio, diminui sensivelmente a capacidade de movimentação dos quadris, tornando os movimentos limitados.

Segundo Reichmann, para realizar diagnóstico, é importante que o paciente relate os sintomas. Também é necessário realizar exame físico da articulação coxofemoral e radiografias que mostram alterações articulares podendo ser complementados com outros exames.

Programa de fisioterapia faz parte do tratamento inicial da osteoartrose de quadril.

“É preciso evitar esportes de alto impacto e dar preferência para atividades físicas moderadas na piscina como natação ou hidroginástica e/ou bicicleta ergométrica sem carga”, declara Reichmann. Evitar carregar peso, subir escadas ou ladeiras e ingerir antiinflamatórios não esteróide também fazem parte do tratamento.

Em estágios avançados da doença, quando a dor é intensa e há diminuição da mobilidade do quadril é indicado o tratamento cirúrgico. Em alguns casos, a cirurgia indicada é osteotomia por videoartroscopia, mas na maioria das vezes, a artroplastia total do quadril é a cirurgia de eleição e consiste na substituição da articulação por uma prótese. Este procedimento elimina a dor e devolve a mobilidade da articulação.

“Os cuidados são os mesmos do tratamento não cirúrgico, pois o sucesso e a duração da vida útil da prótese depende dos cuidados pós-operatórios recomendado pelo médico”, observa Reichmann.

Por:
Marcos A. Bedin
Registro jornalista profissional MTb SC-00085-
JPMB Comunicação
Assessoria de Imprensa(49) 3323-4244, (49) 9967-4244mb@mbcomunicacao.com.br
Av. Getúlio Vargas, 870-N, sala 89801-901 Chapecó (SC)
Leia Mais ►

Processamento de hortaliças em pequenas escala é tema de livro

Acesso a alimentos na entressafra, agregação de valor, redução de perdas e diversificação da economia são algumas das vantagens do processamento de hortaliças. Essa atividade é também uma boa alternativa para geração de renda para pequenos produtores.

“Tipicamente, as hortaliças têm um preço baixo quando in natura, mas podem ser processadas em um bom número de alimentos secos, sucos, picles, doces etc., que possuem um valor agregado substancialmente maior”, explica a pesquisadora Cristina Maria Monteiro Machado, da Embrapa.

No entanto, ela destaca que uma série de recomendações técnicas devem ser observadas para que o produto final tenha condições de concorrer no mercado. Para isso, a Embrapa lançou o livro “Processamento mínimo de hortaliças em pequena escala”. A publicação é direcionada aos pequenos produtores e aos agricultores familiares e trata das principais operações utilizadas no processamento de hortaliças, em especial dos métodos adequados à pequena escala.

Segundo a autora, Cristina Machado, inicialmente, o livro apresenta alguns aspectos fundamentais do processamento, como a escolha da matéria prima, causas da deterioração de alimentos e boas práticas de higiene. Nos seis capítulos seguintes são abordadas as operações de processamento, que vão desde o transporte, recepção e armazenamento temporário da matéria-prima, até a embalagem e rotulagem do produto final, passando pelas operações que envolvem aquecimento, redução de umidade, remoção de calor, adição de substância químicas e processamento bioquímico (fermentação).

O livro “Processamento mínimo de hortaliças em pequena escala” custa R$ 12,00 e pode ser comprado por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 3385-9110.

Fonte:
Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)Assessoria de Imprensa
Embrapa Hortaliças
Contatos: (61) 3385-9109
Leia Mais ►

25 de dezembro de 2008

Prêmio, recebendo e repassando

Recebi com muito orgulho este prêmio do Blog Nandaschme Muito Obrigado, Nanda !

Premio Dardos:


"reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras…"
Conforme as regras a cumprir:
1. Aceitar exibir a distinta imagem e cumprir as regras.
2. Linkar o blog do qual recebeu o premio.
Nandaschme
3. Escolher 15 (quinze) blogs para entregar o Premio Dardos:

Os meus indicados:


Leia Mais ►

24 de dezembro de 2008

20 de dezembro de 2008

Faça seu verão saudável e feliz!

Sol, praia e calor, sem dúvida uma bela combinação que faz do verão a estação mais alegre do ano, se não para todos,  pelo menos para um número muito grande de pessoas. No entanto, é também uma das estações que mais preocupam em relação a saúde.

Especialistas alertam que este é um dos períodos que mais exige atenção e cuidados com o organismo. O sol em excesso pode causar queimaduras dolorosas e irreversíveis na pele. Além disso, as células da pele têm memória, isso quer dizer que os danos são cumulativos. Não adianta deixar para cuidar-se melhor mais tarde, os danos causados pela exposição solar excessiva na infância e adolescência poderão manifestar-se somente, após vários anos.

Queimaduras solares dolorosas na infância podem levar ao envelhecimento prematuro da pele e ao aparecimento de câncer cutâneo na idade adulta. Por isso é muito importante proteger a pele desde a infância. Para curtir o verão de forma saudável, algumas dicas são importantes.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária o protetor solar é um dos itens a ser observados na prevenção dos males causados pela radiação solar, porém sua simples utilização não garante a total prevenção, e nem significa que podemos nos expor ao sol o tempo todo, e além disto, o produto tem que ser utilizado corretamente.

Recomenda-se escolher o produto adequado ao seu tipo de pele, e que tenha no mínimo, Fator de Proteção Solar(FPS) 15.  Siga as recomendações expressas na embalagem, bem como o número de registro do produto no Ministério da Saúde, além do modo de uso e necessidade de reaplicação. De qualquer forma é recomendável evitar expor-se ao sol no período entre 10 e 16 horas.

Mantenha-se hidratado, bebendo bastante líquido, especialmente água ou bebidas isotônicas e sucos naturais. Prefira uma alimentação leve, como frutas, saladas e sorvetes.

Se você se descuidou e já está com a pele avermelhada e ardendo, deve tomar banho frio com duração de 10 a 15 minutos, utilizando sabonete neutro. Após o banho aplique um hidratante sem álcool, para não irritar a pele. Em caso de dor evite o sol por durante um ou mais dias. Caso a pele já apresente bolhas procure assistência médica. Nunca se deve usar produtos caseiros ou pomadas sobre as queimaduras.

Outra recomendação para o verão é usar roupas folgadas de tecidos leves e claros. É importante, também incluir no figurino, um chapéu ou boné. Não esqueça também, os cuidados com a dengue, eliminando os focos de água parada.

Lembre-se o sol não traz só risco, ele é essencial para a produção e absorção da vitamina D pelo organismo. E a vitamina D, por sua vez, está envolvida na formação do cálcio, responsável pela estrutura dos ossos. Portanto, tomar sol com frequência também é uma questão de saúde. O sol faz bem se aproveitado de forma correta.

Acessoria: Andreia Augsburger de Moura/ Farmacêutica.




Leia Mais ►

Ética só adquire quem realmente se envolve em vivê-la

Ética para todos como garantia de benefícios universais

Por: Luciano Buligon - Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó

A palavra Ética é uma das mais faladas dos últimos tempos. Diante de um país que tem sua história abalada por momentos de total falta de bom senso, explorações, enganações e mais do que tudo, desobediência às leis, a palavra ética passa a ser usada de maneira banal de tal modo a fazer que blinde, com um escudo protetor, as faltas que a todos contaminam.

Quando usamos a palavra Ética, o que mais nos incentiva sua aplicação social, é a esponsabilidade de elevar à sua fortaleza, ao seu real e imutável sentido. Ela é como um ídolo imaginário, que insiste em estar presente, convivendo com todos e a todos conduzindo, sem fraquezas, sem titubear e principalmente sem deixar que o lado escuro de nossas hipocrisias, nos remetam à vantagem fácil, ao engano de um ou de multidões, para que estejamos sempre em evidência. Seja na questão econômica, mapeando com antecedência perdas financeiras para que um grupo doloso à população ganhe com facilidades o resultado do esforço de muitos, ou ainda impondo idéias de domínio submisso àquelas que a desconhece, que não a apalpa, que não a sente.

Para que sejamos realmente Éticos, devemos eliminar e despojarmos de todos os interesses individuais, sem faltar com a verdade, impressionando quem nos deposita os seus sonhos e construção da felicidade social.

A Ética que defendemos, todos somos responsáveis em construir. Não é uma tarefa fácil para um ou outro isoladamente, mas um mutirão de esforços conjugados.

Fazer política de ilusões, festas com fantasias realizadas apenas no oferecimento de entretenimento é assassinar todos os princípios da Ética.Cabe, sem escolher pessoas, agir na cobertura geral de alegria, materialização de conquistas, direcionar multidões a um caminho de plenitude da existência. Fazendo valer a pena viver. Sem brechas ou fendas que oferecem a uns e subtraem de outros.

A Ética passa a ter um sabor universal quando aplicamos na política educativa, social e econômica, um resultado igual. Afinal todos pagam seus tributos, suas obrigações e, mesmo assim, uma minoria que não suporta a Ética como trilha, se desvia dela e, ao mesmo tempo, atrai os benefícios somente para si.

Tem mais Ética aquele que a desconhece por ignorância, que necessariamente o estudioso que se apoderou de seus ensinamentos para tapear quem sempre a reivindicou. Ética só adquire quem realmente se envolve em vivê-la, dia-a-dia, em todos os seus atos. Só é ético o ser humano que faz para o outro o que almeja para si próprio, pra valer, fazendo de todas as suas ações exemplos a serem seguidos.
Leia Mais ►

19 de dezembro de 2008

Prefeito tenta leiloar bens do município no final do mandato mas Justiça impede

O juiz Iolmar Alves Baltazar, lotado na Comarca de Taió, deferiu pedido liminar em ação popular para suspender a realização de um leilão para venda de bens públicos programado pela prefeitura municipal de Mirim Doce para acontecer na próxima segunda-feira (22/12).

Segundo os autos, o atual prefeito Henrique Peron pretendia leiloar, entre outros bens, o veículo que lhe atende, dois ônibus escolares, uma enciladeira nova e outra usada, sob alegação de que se tratariam de bens inservíveis.

A prefeita eleita Maria Luiza Kestring Liebsch, contudo, se insurgiu contra a medida, contestou a condição de inservíveis, e afirmou que o leilão – caso realizado – representaria evidente prejuízo aos cofres públicos, com riscos a continuidade da prestação de serviços ofertados pela municipalidade, como por exemplo o transporte escolar. Ela foi a autora da ação popular.

“Considerando que faltam poucos dias para a troca da atual administração municipal, verifico que não há razão plausível para a realização do leilão, tendo em vista que cabe, até mesmo em cordial processo de transição, à nova Administração avaliar a utilidade dos bens públicos e tomar as providências que entender necessárias em prol da melhor forma de prestação de serviços aos munícipes, conforme critérios de oportunidade e conveniência”, registrou o magistrado, ao deferir a liminar.

Ele determinou que a prefeitura se abstenha de realizar o leilão, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, a ser paga também por Henrique Peron, solidariamente. Cabe recurso da decisão junto ao Tribunal de Justiça.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Leia Mais ►

Celebridades não poderão mais recomendar ou sugerir medicamentos

As propagandas de medicamentos isentos de prescrição não poderão mais exibir a imagem ou voz de “celebridades” recomendando o medicamento ou sugerindo que fazem uso dele. Elas poderão aparecer em propagandas e publicidades, mas sem fazer esse tipo de orientação.

As propagandas e publicidades vão trazer os termos técnicos escritos de forma a facilitar a compreensão do público. As referências bibliográficas citadas deverão estar disponíveis no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). A resolução também proíbe usar de forma indireta (não declaradamente publicitária) espaços em filmes, espetáculos teatrais e novelas e lançar mão de imperativos como “tome”, “use”, “experimente”.

Além das informações tradicionais já exigidas pela RDC 102/00 (nome comercial, número de registro e a advertência “Ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado”), as propagandas de medicamentos isentos de prescrição deverão trazer advertências relativas aos princípios ativos. Um exemplo é a dipirona sódica, cuja proposta de advertência é “Não use este medicamento durante a gravidez e em crianças menores de três meses de idade”.

Nas propagandas veiculadas pela televisão, o próprio ator que protagonizar o comercial terá que verbalizar estas advertências. No rádio, a tarefa caberá ao locutor que ler a mensagem. Para o caso de propaganda impressa, a frase de advertência não poderá ter tamanho inferior a 20% do maior corpo de letra utilizado no anúncio.

Estas e outras regras foram anunciadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o diretor presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Raposo, na última quarta-feira dia 17/12/2008, e entrarão em vigor no prazo de 6 meses.
Leia Mais ►

Concurso público busca idéias inovadoras para habitação social no Brasil

A Caixa Econômica Federal e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançam nesta sexta-feira (19), em Brasília, o Prêmio CAIXA IAB 2008 - Em Busca de Idéias e Soluções para Urbanização e Habitação Social no Brasil. O evento será realizado no Foyer do Caixa Cultural .

Criado em 2001 e com realização bienal, o concurso é aberto a estudantes e profissionais da área de arquitetura e urbanismo e objetiva premiar e disseminar projetos que apresentem soluções sustentáveis para o problema do déficit habitacional brasileiro, principalmente para a população com faixa de renda familiar de zero até cinco salários mínimos, faixa onde se concentra mais de 90% da falta de moradias.

O concurso está divido nas categorias profissional e estudantil, e tem quatro modalidades: Soluções Integradas para intervenções em Comunidades Indígenas e Quilombolas; Habitação Sustentável Multifamiliar em Áreas de Favelas; Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais; Intervenções em Áreas Urbanas Degradadas. A categoria profissional receberá quatro prêmios no valor de R$ 10 mil, já os estudantes receberão R$ 2,5 mil cada um.

O edital do concurso e a abertura das inscrições estarão disponíveis no site www.iab.org.br a partir de 26 de dezembro de 2008.
Leia Mais ►

Software público brasileiro no Open World Forum

As estratégias e políticas voltadas para o desenvolvimento do software livre e aberto no mundo, para o ano de 2020, foram apresentadas durante o Open World Forum realizado na cidade de Paris (www.openworldforum.org). Dentre os sete temas aprovados pela Comissão de Estudos do RoadMap 2020, encontra-se o caso de sucesso do Software Público Brasileiro. Os temas que fazem parte do RoadMap foram analisados por especialistas de mais de 20 países.

A experiência brasileira foi escolhida como uma das melhores práticas existentes no mundo para adoção de software livre no setor público. Assim como os demais temas, o caso do software público terá uma avaliação anual até o ano de 2020, no intuito de acompanhar a evolução da experiência bem como os seus resultados positivos e negativos.

O documento foi apresentado na cerimônia de encerramento do evento, no dia 02/12, quando cada representante dos sete temas aprovados fizeram uma breve descrição de suas perspectivas futuras para o software livre e aberto. O conteúdo do RoadMap será muito últil para aqueles que pretendem conhecer mais sobre os caminhos previstos para o software livre nos próximos 10 anos. Uma das recomendações reforça a necessidade de um modelo de negócios e propõe ações concretas para estruturar tal modelo.

O RoadMap tem a participação de pesquisadores de diversos países da Europa, indianos e brasileiros. Pelo Brasil contribuíram o professor Rogério Atem, do CEFET de Campos e Bruno Souza, da SUN e comunidade Java. O caso brasileiro foi apresentado pela professora Christiana Freitas, da UNB e Corinto Meffe, coordenador do Portal do SPB.

O material foi publicado em inglês mas o conteúdo do tema 7, que descreve o caso brasileiro, pode ser obtido em português no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/estudo-sob
A primeira versão completa do Roadmap 2020 pode ser baixada, em inglês, do endereço:http://www.openworldobservatory.org/download/owf_roadmap_20020.pdf
Leia Mais ►

18 de dezembro de 2008

Excesso de chuvas no litoral e estiagem no oeste

As intempéries castigam Santa Catarina. Enquanto o excesso de chuvas produz enchentes no litoral e Vale do Itajaí, um fenômeno inverso, a estiagem, assola as lavouras do oeste e extremo-oeste catarinense. A situação é mais grave no extremo-oeste, onde as lavouras de milho de 5.000 produtores rurais estão destruídas entre 50% e 100%.

Faesc quer seguro agrícola para replantio de lavouras de milho no oeste

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) revela que a única saída para esses produtores é transformar em silagem para o gado o que restou das lavouras, permitindo, assim, o replantio imediato de milho ou de feijão. Para fazer isso e reduzir os prejuízos, o Banco do Brasil precisa autorizar a aplicação do seguro (Proagro Mais) nessas lavouras.

“Trata-se de uma situação emergencial na qual, para agilizar o processo, o Banco deve abrir mão dos laudos emitidos por seus próprios técnicos e aceitar os laudos da Epagri”, explica o vice-presidente Enori Barbieri.


Ontem, a Federação e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) pediram ao governo do Estado rápidas e fortes pressões sobre o Governo Federal, em Brasília. Faesc e Ocesc querem que o Ministério do Desenvolvimento Agrário autorize o Banco do Brasil a aceitar laudos da Epagri e deferir a aplicação do Proagro em tempo recorde.


A urgência tem explicação: o replantio da safra de milho ou de feijão pode ser feito somente até janeiro com plena viabilidade de desenvolvimento vegetal. Barbieri mostra que, na esfera estadual, estão perdidos 10% das lavouras de milho. A produção inicial de 4 milhões de toneladas já está rebaixada para 3,6 milhões e os produtores terão 120 milhões de reais de prejuízos – a grande parte concentrada no extremo oeste.


A ruína parcial das lavouras de milho obrigará o Estado a voltar a importar 2 milhões de toneladas de milho em 2009, aumentando a dependência externa do grão. REAÇÃO


O secretário Antonio Ceron, da Agricultura, recebeu ontem representantes da Faesc (Enori Barbieri), da Ocesc (Paulo von Dokonol) e da CooperAlfa (Romeu Bet e Cládis Furlanetto) e assegurou que chefiará missão oficial à Brasília para demonstrar ao governo federal a gravidade da situação, nos próximos dias, assim que encerrar uma visita técnica aos municípios em estado de calamidade pública.


O problema mais grave situa-se na cultura do milho, mas, nas mais de 100 mil propriedades atingidas pelas secas ou pelas cheias, as perdas também foram pesadas em arroz, trigo, feijão, bovino de corte e leite, banana, cebola, fumo, hortaliças, mel e soja.


Os prejuízos atingiram a pecuária de corte e de leite, com mortandade registrada em 3 mil cabeças de bovinos por afogamento, perda da produção de leite em 10% e mais de 100 mil aves abatidas na região de Blumenau.

Leia Mais ►

Esposa arrependida pode mudar sobrenome ?

Você acha que a mulher depois da separação pode voltar a usar o sobrenome de solteira, suprimindo o sobrenome do ex-marido ?

Conforme decisão da justiça descrita abaixo, parece que não.

A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Carlos Freyesleben, manteve sentença da Comarca de Criciúma que negou a retificação do registro de casamento pleiteada por E. F. E. de S. para suprimir o sobrenome do atual marido.

A autora sustentou enfrentar uma série de transtornos, pois em muitas atividades passou a utilizar três nomes distintos – com o sobrenome do ex-marido, nome de solteira e do atual companheiro. Dessa forma, sustentando que em seu meio social é conhecida como E. F. E., requereu a retificação para voltar a usar o nome de solteira, o que faz sem objeção do marido.

O relator do processo, no entanto, esclareceu que o nome é definitivo, admitindo alteração somente em casos de omissão e erro material no registro ou exposição do portador ao ridículo. No caso em questão, considerado um capricho da autora, não se verificou as exceções acima, mas sim a vontade de retirar o nome da família do companheiro, sendo que no ato da celebração do matrimônio optou-se pelo inverso.

Salientou-se que E. poderia evitar a confusão, não adotando o nome do atual marido. “O fato da apelante ser conhecida em seu meio social como E. F. E. não lhe garante provimento jurisdicional favorável, pois a Lei de Registros Públicos permite, nesses casos, apenas a substituição do prenome por apelido público notório, e não a eliminação de sobrenome”, completou o magistrado.

Fonte : Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Leia Mais ►

Teatro Carlos Gomes - Atrações do Natal Alles Blau serão gratuitas

As atrações do TCG no Natal Alles Blau serão gratuitas. Para quem puder contribuir, o ingresso de R$ 15,00 para os eventos continua valendo.Prestigie!

Arte Solidária: Teatro Música e Dança

Integrando a programação do "Natal Alles Blau Blumenau", o Teatro Carlos Gomes promove hoje, 18 de dezembro, o espetáculo "Arte Solidária: Teatro, Música e Dança", às 20h, no auditório Heinz Geyer. A apresentação reúne os alunos das três escolas do TCG - Pró-Dança, Cia. Carona de Teatro e Escola de Música de Blumenau. A entrada é gratuita. Amanhã, dia 19, às 20h, os alunos também se apresentam gratuitamente na Praça Victor Konder.

Concerto Beneficente OCBLU

No Domingo, dia 21 de dezembro, é a vez da Orquestra de Câmara de Blumenau contribuir com o Natal Alles Blau. O concerto beneficente será às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. Entrada franca.
Leia Mais ►

O dia que o rádio foi maior que o fogo

A Produtora Pangéia lança nesta sexta-feira (19), o documentário “O dia que o rádio foi maior que o fogo” no Auditório do Porto de Itajaí. O documentário, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura será exibido em três sessões: 17, 18 e 19 horas. A entrada é franca.

Em 1965 um navio da Petrobrás Norte, atracado no Porto de Itajaí, explodiu e causou um dos maiores desastres que a cidade já presenciou. Na época, o rádio era o principal meio de comunicação e toda a população foi alertada a deixar suas casas, pelo perigo das explosões.

Tempos depois, algumas pessoas acusaram estes radialistas de sensacionalismo. Este documentário de 25 minutos pretende recriar estes acontecimentos e criar um diálogo entre os personagens deste incidente.

Assista ao trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=dP6JLW-g6bc
Leia Mais ►

Rio dos Cedros - Ótima opção para o verão



Rio dos Cedros esta localizada no médio vale do Itajaí. Grande parte da cidade é constituída de montanhas, formando cenários de rara beleza. A região dos Lagos, localizada no planalto riocedrense, é a mais procurada área turística da cidade. Nela, a construção de duas barragens contribuiu para a criação de atraentes cenários, onde é possível praticar esportes ou apenas apreciar a plenitude do verde.

Devido ao terreno acidentado da cidade, formam-se diversas cachoeiras de águas límpidas, ideais para um banho.

Mesmo após ter sofrido com as enchentes do mês de novembro último, a região dos serrana de Rio dos Cedros, onde se localizam as represas do Pinhal e Palmeiras, já foi recuperada e está pronta para receber os turistas neste verão.

Procurada pelos amantes da natureza e por praticantes de esportes aquáticos, a região dos lagos do município recebe anualmente milhares de visitantes de todo o Brasil. Com Hotéis, Pousadas e Campings para todos os gostos as margens dos lagos são locais ideais para passar momentos de lazer e descanso.

Esta época do ano, em especial, acontece a floração das hortênsias, um espetáculo único e maravilhoso que colore de azul os caminhos da serra e se estende até final de janeiro.
Leia Mais ►

Presente para Blumenau - Lixo fica 6,76% mais caro

Enquanto o blumenauense tenta se recuperar da calamidade que atingiu a cidade, a Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta terça-feira(16/12/2008) projeto de lei enviado pelo Executivo que reajusta o valor da coleta de lixo no município.

A proposta eleva os custos das três etapas que compõem o serviço: coleta, transporte e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. Para o contribuinte, o aumento geral ficará em 6,76%. O reajuste terá validade a partir de 1º de janeiro.

Aumento pode ser maior ainda

O reajuste para o consumidor pode ser maior ainda, dependendo do consumo de água – indicador usado para calcular o valor da taxa em cada imóvel. Quem aumentou o consumo este ano terá um reajuste mais alto.

O blumenauense que se prepare, deve vir ainda por aí, aumento da água, IPTU, etc.
Leia Mais ►

17 de dezembro de 2008

Sommerfest - Uma boa opção para seu verão

A Secretaria de Turismo de Blumenau definiu a programação da Sommerfest 2009. A Festa de Verão já se consagrou no calendário de eventos do Estado nos meses de janeiro e fevereiro, numa iniciativa da Prefeitura com a parceria do Blumenau Convention & Visitors Bureau, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas e Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes.

Nesta edição, além de se constituir numa festa de congraçamento entre blumenauenses e turistas, a Sommerfest terá como meta levantar a auto-estima e os ânimos da população, atingida em novembro pelas fortes chuvas. O secretário Norberto Mette explica que Poder Público e iniciativa privada estão empenhados em promover um evento que anime a comunidade e atraia os turistas para a nossa região. “Blumenau já está se recuperando e voltando à normalidade; e a Sommerfest já emplacou no calendário de eventos de Santa Catarina como uma opção de lazer e entretenimento para as pessoas que visitam o Estado – especialmente o Litoral – durante a alta temporada de verão”, afirma o secretário.

Noite de Oktoberfest

A Sommerfest abre no dia 31 de dezembro com a Festa de Ano Novo. “Será a nossa festa da virada, pois vamos virar a página das dificuldades e escrever uma nova etapa: a etapa da superação e recuperação dos ânimos”, observa. Do Reveillon até o dia 19 de fevereiro, serão diversas atrações para comunidade e visitantes, quando também será possível viver (ou rever) a música, a dança e a alegria contagiantes da Oktoberfest, a grande Festa de Outubro de Blumenau. Serão seis Noites de Oktoberfest, no Pavilhão 3 da Vila Germânica, com shows típicos, chope artesanal e muita diversão.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo o período da Sommerfest: Apresentações culturais, de bandas típicas e grupos folclóricos na Vila Germânica e em pontos da cidade; promoção Liquida Blumenau (grande liquidação anual de verão no comércio local) e promoção nas tarifas dos hotéis da cidade.


Dia 31/12 /2008
Neues Jahrfest (Festa de Ano Novo) – Avenida Beira-Rio – a partir das 20h.

De 02/01 a 19/02/2009
Festival Gastronômico em vários restaurantes da cidade.

Dias 24/01 e 25/01/2009
Festival de Balonismo.

Dias 21/01, 28/01, 04/02 e 11/02/2009
Roda de Samba na Vila Germânica

Noites de Oktoberfest no Pavilhão 3 da Vila Germânica:

Em Janeiro Dias 08, 15, 22 e 29

Em Fevereiro Dias 05 e 12

Dia 19/02/2009
Carnaval de Rua – na Avenida Beira-Rio.
Leia Mais ►

Prestigie as atrações do Teatro Carlos Gomes

Arte Solidária: Teatro Música e Dança

Integrando a programação do "Natal Alles Blau Blumenau", o Teatro Carlos Gomes promove amanhã, 18 de dezembro, o espetáculo "Arte Solidária: Teatro, Música e Dança", às 20h, no auditório Heinz Geyer. A apresentação reúne os alunos das três escolas do TCG - Pró-Dança, Cia. Carona de Teatro e Escola de Música de Blumenau. Os ingressos têm o preço único de R$ 15,00 e o valor arrecadado será revertido para a reconstrução de Blumenau. No dia 19, também às 20h, os alunos se apresentam gratuitamente na Praça Victor Konder.

Concerto Beneficente OCBLU

No Domingo, dia 21 de dezembro, é a vez da Orquestra de Câmara de Blumenau contribuir com o Natal Alles Blau. O concerto beneficente será às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. Os ingressos têm o preço único de R$ 15,00 e o valor arrecadado também será revertido para a reconstrução de Blumenau.
Leia Mais ►

Assim nascem as flores

Arno e Zélia Nardini , ambos trabalhadores de uma malharia em Gaspar S.C declaram que ele sempre foi um menino diferente e especial, até na forma como apareceu em suas vidas. Na noite de 22/04/2004, foi deixado na porta do casal, em uma caixa de papelão, com um bilhete:” Cuide bem do meu anjinho e ele transformará sua vida” .



A mãe Zélia Nardini nos conta esta emocionante história:



Aqueles olhos de um azul profundo e aqueles cabelos encaracolados nos deixaram completamente apaixonados. E foi esta paixão que fez com que o Juiz nos desse a guarda provisória e mais tarde a definitiva.



Com pouco mais de oito meses deu seus primeiros passos. Quase morremos de susto quando descobrimos aos três anos e meio , que ele sabia ler. É um menino diferente, afirma Arno. Ele diz coisas de gente grande.



Tem verdadeira adoração por jardins e flores, sendo as rosas, as suas preferidas. Seus enormes olhos azuis parecem luzes intensas quando vê uma delas.



É apaixonado pelos avós, os pais do Arno, pois os meus pais já se foram, diz Zélia. O interessante é que nunca os chama de vovô ou vovó. Sempre se refere aos dois como “as minhas florzinhas” e toda semana tem que visita-los, pois com eles construiu um jardim, que tem banco, iluminação e até uma placa de madeira entalhada pelo seu João, pai do Arno”.



Na tarde desta sexta feira , quando o pegamos na creche, notamos que estava eufórico e queria por toda lei ir para casa dos avós, pois disse que três rosas estavam para desabrochar e ele não podia deixar de ver. Tanto insistiu que apesar daquela chuva toda fomos no sábado de manhã leva-lo para o sítio dos avós .



Mal chegamos, ele disse pra mim e pro Arno, que devíamos voltar logo, pois estava chovendo e podia não dar tempo, pois ele iria ficar para ver as rosas abrindo. Insistiu tanto que assim fizemos, deixamos ele lá, para meu sogro trazer no domingo.



Quando estávamos saindo pela porta, ele pediu para não ficarmos tristes, por ele ficar com suas duas florzinhas e que um anjinho iria me dar uma florzinha também.



Ao ver na TV, no domingo de manhã os estragos causados pelos deslizamentos no morro do baú e ver o estado em que ficou o sítio do meu sogro, entramos em desespero, mas não queríamos acreditar que o pior tivesse acontecido, mas a dura realidade nos fez acordar deste sonho ruim.



As equipes de resgate encontraram abraçados na lama do jardim, meu sogro, sogra e meu pequeno Thiago, juntos a um galho de roseira, que inexplicavelmente estava intacto, com três botões de rosa. Sob os corpos a placa entalhada pelo meu sogro, com os dizeres:



“Renascemos de novo, do nada, da lama do lodo”.



Não resisti a tanta dor e fui levada ao hospital Santa Izabel e lá depois de medicada, foi constatado que estou grávida. Daí entendi as palavras do meu Thiago quando nos despedimos, que um anjinho também me daria uma florzinha.



Que a mensagem entalhada na placa do jardim do meu Thiago, seja o lema para todos aqueles que deixaram um pedaço de suas vidas sob os escombros desta tragédia.



Zélia Nardini.
Leia Mais ►

Vovó Alda é Homenageada


A deputada Ana Paula Lima (PT), segunda vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, homenageou em sessão solene, na noite de seginda-feira(15/12/2008), uma catarinense de 88 anos com uma rica história de vida e que ainda exerce a atividade de rádio amadora. A homenageada, senhora Alda Schlemm Niemeyer, é radio-amadora e trabalhou como voluntária nas enchentes que castigaram Blumenau na década de 80, sendo conhecida como "Vovó Alda".


Alda Niemeyer foi indicada pela deputada para receber a Comenda do Legislativo Catarinense no evento que acontece anualmente. "Sinto-me honrada de ter a possibilidade de ser a portadora desse justo reconhecimento no Parlamento de Santa Catarina a uma mulher que, com sua determinação, sempre esteve à frente do seu tempo", declarou Ana Paula ao enfatizar a importância da homenagem. O objetivo é homenagear pessoas físicas, jurídicas e entidades que, no campo de suas atividades, realizam ações relevantes e de destaque em Santa Catarina - cada parlamentar pode indicar um nome para receber a Comenda.


História


Com seis filhos, 13 netos e três bisnetos, a senhora Alda tem uma intensa história para contar. Em 1939, foi para a Alemanha para um intercâmbio cultural e lá permaneceu por nove anos, devido à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Lá fez curso de enfermagem e trabalhou na Cruz Vermelha. Sobreviveu ao pior bombardeio em 1945 (2ª Guerra Mundial), de onde saiu (da cidade de Dresden). Voltou ao Brasil em 1947 – separou-se e logo depois, ficou viúva. Em Curitiba, conheceu e depois casou com o médico Érico Niemeyer – voltou a Blumenau em 1956, onde permaneceu constituindo nova família.


Dedicada a trabalhos assistenciais, teve participação na Sociedade Evangélica de Senhoras – Maternidade Elsbeth Koehler (durante 15 anos), obras das Soroptimistas e ainda é membro do Conselho da APAE. Também é membro de diversas Ligas e Ordens em todo o país e exterior. Em 1976 ingressou no radioamadorismo, e muito contribuiu na grande enchente de 1983, em Blumenau. Ela também tem partcipação cultural, tendo atuado e dirigido o Grupo de Teatro Amador do Centro Cultural 25 de Julho.


Por:Linete Martins

Assessora de Imprensa

Gabinete Deputada Ana Paula Lima
Leia Mais ►

16 de dezembro de 2008

Faça sua parte

O Centro de Educação Infantil Cachinhos de Ouro, do distrito de Pirabeiraba em Joinville SC, desenvolve desde 2001 um projeto de iniciação musical que resultou na gravação de dois CDs. Nesta segunda-feira (15) eles lançaram o DVD Cantata Viva à Natureza, às 19 horas, no auditório da Univille.

Cantata Viva à Natureza, produzido na instituição, narra a história de um pássaro feliz com seu meio ambiente preservado, onde vivia. Com o tempo, o homem desmatou, poluiu e destruiu a natureza e ele deixou de cantar e de existir.

Uma das seis canções é "Faça sua parte", confira a letra:

Está na hora de mudar o nosso jeito de pensar.
Cuidar da Natureza e o meio ambiente respeitar
O verde sempre foi a cor maior desta bandeira
Então faça a sua parte, não fique a marcar bobeira

Quem destrói o meio ambiente
Com certeza não tem coração
Poluir os rios, destruir o verde
É muita tolice meu irmão

Você é inteligente não é preciso repetir
Se fizermos nossa parte, amanhã iremos sorrir
Quem planta um dia colhe é o que o ditado diz
Então vamos preservar, pra no futuro ser feliz.
Leia Mais ►

Uso racional da água na cultura do arroz

O projeto Tecnologias Sociais Para a Gestão da Água entrou na fase final com a realização da terceira oficina, no dia 9 de dezembro, no município de Araranguá. O encontro contou com cerca de 100 participantes, a maioria membros de cooperativas agrícolas, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional local e do escritório regional da Epagri de Araranguá.

O coordenador do setor de recursos hídricos da Epagri/Ciram, Gerson Conceição, compareceu à oficina. Ele explica que o objetivo é oferecer os instrumentos e conhecimentos necessários para que a comunidade local possa assumir plenamente a governança da água. O projeto foi iniciado em março de 2007 e encerra suas atividades em março próximo, quando a comunidade estará apta a administrar o uso racional da água, esclarece Conceição. A proposta é financiada pela Petrobrás Ambiental e tem a participação da UFSC e Embrapa, além da Epagri.

A Epagri tem participação marcante em dois dos desafios do projeto. Um deles é propiciar o manejo adequado da irrigação e sistemas orgânicos de cultivo do arroz, com monitoramento de água, visando a redução de seu uso na agricultura e assegurando sua qualidade. Nesse sentido, foram implantadas unidades piloto em áreas de produção de arroz orgânico e convencional, além de estações hidrológicas e equipamentos para avaliação da quantidade e qualidade da água. Conceição explica que o objetivo é capacitar os produtores a fim de traduzirem as informações contidas nos modelos hidrológicos e meteorológicos, para que elas possam ser usadas em benefício da redução do desperdício.

A cultura do arroz na bacia do Rio Araranguá utiliza entre 80% a 90% da demanda hídrica total. É possível produzir a mesma quantidade de arroz economizando entre 20% e 50% do consumo de água, com a adoção de novas técnicas por parte dos rizicultores. Essa economia seria suficiente para abastecer 970 mil pessoas durante um ano, o que representa 2,4 vezes a população da bacia do Rio Araranguá.

Fonte: Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
Leia Mais ►

Comunicado do Teatro Carlos Gomes - Chuvas cancelam evento

URGENTE: Ballet Bolshoi é cancelado


Informamos que o evento beneficente "A Grande Suite do Ballet Don Quixote no Natal Alles Blau Blumenau", do Ballet Bolshoi, que seria realizado hoje (16 de dezembro), no Teatro Michelângelo, na Uniasselvi, foi CANCELADO, devido ao alerta da Defesa Civil de fortes chuvas no Estado de Santa Catarina, principalmente na cidade de Joinville, e às rodovias da região já interditadas impedindo o acesso à Blumenau.

Segundo a assessoria de comunicação do Ballet Bolhsoi, a decisão tomada visa garantir a segurança e integridade dos 96 alunos-bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que na sua maioria são crianças e adolescentes.

O valor dos ingressos será restituído no Teatro Carlos Gomes até sexta-feira, dia 19 de dezembro, às 18 horas. Após este prazo, os valores dos ingressos não trocados serão revertidos para o fundo de auxílio às vítimas da enchente no Vale do Itajaí.

Uma nova apresentação beneficente do Ballet Bolshoi deverá ser agendada para o início de 2009.
Leia Mais ►

A vida do grande mestre do cinema


Para os fãs ou para quem queira conhecer um pouco mais a vida do grande mestre do cinema Charles Chaplin, o canal Futura apresenta no próximo sábado(20/12/2008) as 18:30 horas, o documentário "Carlitos: a arte de Charles Chaplin". A direção é do historiador americano Richard Schickel.


O filme explora a vida de Chaplin, desde sua infância em Londres, até sua morte em 1977. O documentário tem cenas da sua carreira multifacetada no cinema e de sua tão publicada vida privada.

Imagens de arquivos são mescladas com entrevistas atuais com personalidades de Hollywood como Woody Allen, Martin Scorsese, Johnny Depp e a narração do artista Sydney Pollack.


Charles Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal (25/12/1977) em Vevey, Suíça em conseqüência de um derrame cerebral e foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Suíça.
Leia Mais ►

Salto alto pode comprometer a saúde da mulher

Charme, elegância e sensualidade são características que podem ser acentuadas quando as mulheres utilizam salto alto. Eles valorizam as pernas e proporcionam uma postura esguia. O salto alto foi adotado pelas mulheres desde o início do século XX. Inicialmente, era de uso obrigatório em eventos de gala; depois tornou-se peça de uso diário, no trabalho, no lazer e em eventos sociais. No entanto, o uso exagerado e a falta de cuidado pode transformar uma aparência atraente em um estado de doença.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, alerta que o uso diário do salto alto não é aconselhável. “Do ponto de vista ortopédico, o uso freqüente pode levar a formação de joanetes que causam dores na parte anterior dos pés e encurtamento da musculatura posterior das coxas e das pernas causando sobrecarga nos joelhos e na região lombar” explica.

Reichmann ainda observa que se a mulher utilizar o salto com freqüência e sentir dor nas pernas, nos joelhos ou nas costas quando estiver sem ele, ela deve ficar em alerta. “O conselho é diminuir gradativamente o uso e praticar alongamentos para minimizar a dor e evitar problemas futuros” explica.

O mercado da moda produz sapatos com até 15 centímetros de salto e atualmente até calçados infantis já apresentam elevação, atraindo meninas em fase de crescimento. “Na fase infantil, o salto alto pode comprometer até o desenvolvimento da menina. Se para a mulher adulta o salto já é nocivo, quanto mais para uma criança” pondera Reichmann.

As articulações e estruturas mais afetadas com o uso indevido de salto são a parte anterior do pé, o tornozelo, os joelhos e músculos posteriores das coxas e das pernas e, em alguns casos, a coluna vertebral.Pessoas que tem encurtamento de musculatura posterior das pernas e dor nas costas junto podem obter alívio temporário com o uso do salto alto. Mas essa situação é uma faca de dois gumes: o uso habitual, embora alivie a dor, estará perpetuando o encurtamento muscular e comprometendo a postura, além de prejudicar a saúde ortopédica dos pés.

Reichmann diz que as mulheres que, em função do trabalho, necessitam usar salto alto, devem retirar o sapato sempre que possível, mesmo que por breves instantes e colocar os pés de molho na água quente à noite por 30 a 40 minutos para relaxar a musculatura e aliviar as tensões das fáscias.

O médico adverte que as mulheres que, mesmo depois de apresentarem as complicações, insistirem no uso de salto alto, poderão sofrer o agravamento das lesões e necessitar de intervenção cirúrgica. “O uso prolongado deixa as articulações doloridas, inflamadas e, com o tempo, provocam artroses que são desgastes nas cartilagens articulares” alerta Joaquim Reichmann.

Fonte: Fabio Schardong MB Comunicação
Leia Mais ►

Leilão - mais de 62 mil peças, entre jóias e pedras preciosas

CAIXA E RECEITA FEDERAL REALIZAM LEILÃO DE JÓIAS APREENDIDAS NO RIO

A partir desta terça-feira (16) até 18 de dezembro (quinta-feira), a Caixa Econômica Federal e a Receita Federal realizam no Rio de Janeiro, leilão de jóias apreendidas em 16 operações efetuadas na Alfândega do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no período de 1997 a 2001. O leilão será no edifício sede do banco, situado na Av. Rio Branco, 174, 3º andar, no centro do Rio.

A grande novidade deste leilão é que ele é destinado a pessoas físicas. Para participar, é necessário que os interessados façam seu cadastramento no dia 16, no próprio local da licitação. Estarão em exposição 2.138 lotes de jóias em ouro e pedras preciosas. No total são 62.827 jóias que somam mais de R$ 2,6 milhões, considerando-se apenas o lance mínimo de cada lote. O material foi apreendido a partir de denúncias, verificação de bagagens, cargas exportadas e importadas e também com o auxílio da Polícia Federal por meio de suas investigações.

Como partcipar

O leilão que vai acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro é destinado a pessoas físicas que devem estar com CPF em situação regular junto ao Ministério da Fazenda, e devidamente habilitadas conforme condições constantes do edital de Leilão 002/2008, disponível no site da CAIXA (www.caixa.gov.br/download/venda de jóias / editais / Edital do Leilão da Receita Federal).

Os lotes - num total de 2.138 - estarão em exposição no dia 16 de dezembro e poderão ser visitados no horário de 10 às 16 horas, no 3º andar do edifício-sede da CAIXA (Espaço Leilão), situado à Av. Rio Branco, 174 – Centro. Os lotes pesam aproximadamente 84 kg e reúnem peças árabes, diamantes, esmeraldas, ouro rosé, ouro branco, entre outras.

Os interessados em participar da licitação deverão apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência para cadastramento junto à CAIXA. O cadastramento será efetuado no dia 16 de dezembro no mesmo local do leilão.

Os lances serão feitos por meio de propostas fechadas, no local da licitação, no dia 17 de dezembro, de 10h às 16 horas, e digitadas exclusivamente nos 10 terminais identificados pela CAIXA e colocados à disposição dos participantes. A divulgação do resultado será feita a partir das 10 horas do dia 18 de dezembro, no mesmo local do leilão. Os lotes que não receberem lances serão incluídos em próxima licitação.

A nota de arrematação com o valor do lance vencedor deverá ser integralmente paga no dia 18 de dezembro, na Agência Pereira Passos, situada à Av. Rio Branco 138- loja A, Centro - RJ. Sobre o valor arrematado, incidirá cobrança do ICMS do estado do Rio de Janeiro, a ser pago pelo arrematante, como também taxa de arrematação de 5%.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA - Regional Rio de Janeiro
Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog