Acesso a alimentos na entressafra, agregação de valor, redução de perdas e diversificação da economia são algumas das vantagens do processamento de hortaliças. Essa atividade é também uma boa alternativa para geração de renda para pequenos produtores.
“Tipicamente, as hortaliças têm um preço baixo quando in natura, mas podem ser processadas em um bom número de alimentos secos, sucos, picles, doces etc., que possuem um valor agregado substancialmente maior”, explica a pesquisadora Cristina Maria Monteiro Machado, da Embrapa.
No entanto, ela destaca que uma série de recomendações técnicas devem ser observadas para que o produto final tenha condições de concorrer no mercado. Para isso, a Embrapa lançou o livro “Processamento mínimo de hortaliças em pequena escala”. A publicação é direcionada aos pequenos produtores e aos agricultores familiares e trata das principais operações utilizadas no processamento de hortaliças, em especial dos métodos adequados à pequena escala.
Segundo a autora, Cristina Machado, inicialmente, o livro apresenta alguns aspectos fundamentais do processamento, como a escolha da matéria prima, causas da deterioração de alimentos e boas práticas de higiene. Nos seis capítulos seguintes são abordadas as operações de processamento, que vão desde o transporte, recepção e armazenamento temporário da matéria-prima, até a embalagem e rotulagem do produto final, passando pelas operações que envolvem aquecimento, redução de umidade, remoção de calor, adição de substância químicas e processamento bioquímico (fermentação).
O livro “Processamento mínimo de hortaliças em pequena escala” custa R$ 12,00 e pode ser comprado por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 3385-9110.
Fonte:
Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)Assessoria de Imprensa
Embrapa Hortaliças
Contatos: (61) 3385-9109
- Blumenau e sua história
-
Apresentamos para sua facilidade *vários links* sobre a história de
*Blumenau* e melhor pesquisa de acesso. Clicando em cada tema escolhido ou
de consulta...
Há 7 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.