31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

 Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

DSC02143

DSC02986

 

 

 

 

 

 

 

Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, 
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

(Fernando Pessoa)

DSC02533

Feliz 2012!

Leia Mais ►

30 de dezembro de 2011

Fogos de artifício não são brinquedos

Nos últimos dez anos, mais de 100 brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase seis mil foram internados por esse motivo. Só de janeiro a outubro deste ano, 461 pessoas precisaram ser hospitalizadas em virtude deste tipo de acidente

Muito usados durante festejos, como em festas de réveillon, os fogos de artifício podem resultar em mortes ou queimaduras graves quando não manuseados adequadamente. Levantamento do Ministério da Saúde indica que, entre janeiro e outubro deste ano, cinco mortes foram registradas em decorrência de fogos de artifício. Neste mesmo período, 461 pessoas foram internadas em virtude deste tipo de acidente. E, nos últimos dez anos, mais de cem brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase seis mil foram internados por esse motivo.

“Acidentes com artefatos desse tipo podem resultar em sequelas graves e até em mortes. Por isso, é muito importante que as pessoas estejam informadas e atentas para este perigo”, alerta a coordenadora-geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta. Ela lembra que o ideal é evitar manuseá-los; mas, caso isso seja necessário, o importante é seguir sempre as instruções do fabricante: “jamais carregar bombinhas nos bolsos, nunca acender o artefato perto do rosto e sempre manter distância de  outras pessoas e de instalações elétricas no momento de acender fogos de artifício”.fogosart

Outro alerta dado por Deborah Malta é não associar os fogos ao uso de bebida alcoólica. “Por serem extremamente perigosos, fogos de artifícios são proibidos para menores de 18 anos e os adultos devem evitar que as crianças estejam expostas aos riscos das explosões”, observa.

A coordenadora do Ministério da Saúde orienta que, em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Deve-se, também, evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão – como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas.

A recomendação, segundo Deborah Malta, é que as pessoas feridas procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência delas para o atendimento médico adequado. Para localizar uma unidade de referência no atendimento a queimados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a secretaria de saúde do estado ou do município onde residem.

Por: Débora Pinheiro, da Agência Saúde

Leia Mais ►

28 de dezembro de 2011

Festas de fim de ano: Barulhos nos condomínios podem trazer incômodos

Fim de ano é significado de festa, diversão, encontro das famílias e dos amigos. Mas esse período nem sempre é de tranquilidade. Algumas situações podem causar problemas quando o encontro não agrada a todos, especialmente se houver muito barulho e se o evento ocorrer em um condomínio. As festas podem ser amistosas ou podem resultar em encrencas, mas é preciso ter moderação tanto por conta de quem organiza e também de quem não foi convidado.

Música alta, fogos de artifício, bebida e conversas em tom elevado de voz podem formar um conjunto de ações desagradáveis. Por isso, a recomendação do presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário do Oeste (Secovi/Oeste), Armelindo Carraro, é que se houver algum problema mais sério a primeira saída é buscar resolver a situação de forma amigável.barulho9

O dirigente explica que, de maneira geral, comportamentos inadequados em condomínios estão suscetíveis a multas ou se ocorrerem com frequência podem resultar na saída do morador barulhento do prédio. Mas é preciso tolerância nesse período de festa de fim de ano. “É um momento diferente para todos, de alegria e comemorações. No entanto, as pessoas precisam ter consciência que para tudo existe um limite”, salienta.

O código civil determina que o condômino que agir de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos vizinhos pagará multa. A multa é prevista no ato constitutivo ou na convenção interna do condomínio, não podendo ser superior a cinco vezes o valor das contribuições mensais, independentemente das perdas e danos que se apurarem.

Carraro esclarece ainda que a legislação não estipula diferenças de horário e limite de ruídos. Ou seja, por mais que esse período exige tolerância, as pessoas permanecem com o direito de cobrar menos barulho. “O importante é que todos tenham bom senso e mantenham limites toleráveis de ruídos, respeitando o direito dos moradores”, finaliza Carraro.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

26 de dezembro de 2011

Cuidado: A osteoporose não apresenta sintomas

Embora a osteoporose acometa mais mulheres do que homens, é fundamental que todos estejam atentos porque se trata de uma doença séria, gerada pela diminuição da massa óssea e que habitualmente não apresenta sintomas. O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann da Reichmann Ortopedia de Chapecó, explica que o osso é um tecido vivo que se renova com mais intensidade nas primeiras décadas da vida. A partir dos 30 anos, o quadro inverte e a absorção de osso passa a ser maior que a formação.

A osteoporose não tem cura, mas o tratamento estabiliza o quadro da doença ou melhora o problema, evitando complicações e reduzindo significantemente o risco de fraturas.

A falta de atividade física ou a pouca ingestão de cálcio na infância e na adolescência aumentam a fragilidade do osso e o risco de desenvolver a doença. Segundo o médico, muitos pacientes só descobrem que têm a doença quando sentem dores provocadas por eventuais fraturas no fêmur, no punho e nas vértebras.

No caso das mulheres, após a menopausa, quando o corpo deixa de produzir os hormônios sexuais, o processo de descalcificação aumenta consideravelmente. A fragilização do osso pode se tornar tão grande que ele chega a se quebrar sozinho. “Em alguns casos, o próprio peso do corpo provoca microfaturas, principalmente na coluna, causando fortes dores nas costas”, comenta Reichmann.osteoporose

O médico ressalta que a ingestão de cálcio através de alimentos ou suplementos ajuda a manter os ossos fortes por mais tempo. O leite e seus derivados (queijos e iogurtes) são as melhores fontes alimentares de cálcio e devem ser ingeridos diariamente.

Mas somente o hábito de tomar leite ou ingerir cálcio com vitamina D não basta. “Para que o cálcio não seja eliminado, necessitamos também de fixadores do cálcio (alendronatos e residronatos)”, justifica Reichmann.

Evitar alguns hábitos como o fumo, bebidas alcoólicas e café, além de adotar medidas como a prática de exercícios físicos diariamente e exposição no sol durante 10 a 15 minutos pela manhã contribuem para diminuir o risco da doença. O sol ajuda o corpo a sintetizar a vitamina D, essencial para a fixação do cálcio nos ossos.

Para quem já passou da menopausa, recomenda-se a realização do exame de densitometria óssea periodicamente. O exame avalia o grau de perda da massa óssea e, através do diagnóstico, é possível utilizar medicamentos que evitam a progressão da doença e possíveis fraturas. Também é aconselhável a ingestão de suplementos de cálcio após a menopausa.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

23 de dezembro de 2011

Feliz Natal 2011!

Natal:
sentimento que,
enchendo o abismo do universo,
cabe com seu esplendor,
No olhar de uma criança,
no cálice de uma flor,
Esse Jesus imortal, único, bom e clemente,
de quem sou o mais humilde crente.
Mártir que fez com seu olhar sublime,
o luar do perdão para a noite do crime,feliznatal
abriu com a luz da bem-aventurança,
Jesus...
Deus menino homem que está,
Como um farol da glória,
No cume da montanha escavada da história,
contemplando o infinito,
iluminando a terra.
Essa luz que a flor da alma humana encerra,
É de quem sofre,
é de quem geme,
é de quem chora,
É de todos que vão pela existência afora,
Tristes (santo, herói, escravo ou proscrito),
os pés calcando o lodo...
os olhos voltados para o infinito.
O Natal está nos olhos das crianças,
em suas mãozinhas delicadas,
que revelam sempre novas surpresas.

FeliNatal
O Natal está em suas faces alegres e
em tudo o que dizem.
"Senhor, que neste Natal, milhares e milhares
de pessoas possam encontrar-se com Jesus,
a razão do Natal, a vida verdadeira,
assumindo com ele um compromisso de vida.
Que as festas e os presentes não nublem
as mentes, mas que todos possam
se deixar levar por essa "Canção de Amor":
Jesus!
"Porque o nosso Deus é misericordioso
e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós
a sua luz e do céu iluminará todos os que
vivem na escuridão da sombra da morte,
para guiar os nossos passos no caminho da paz".

Feliz Natal!

Leia Mais ►

21 de dezembro de 2011

A internet é um espaço livre

“A internet é um espaço livre, deve ser livre, inclusive em função da liberdade de expressão que é garantida na Constituição a todos os cidadãos”. A declaração, acerca do uso das redes sociais nas eleições, foi dada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, em entrevista concedida a jornalistas na tarde desta terça-feira (20), em Natal-RN. O ministro está na capital potiguar, onde foi homenageado com o Título de Cidadão Natalense e condecorado com a comenda dos 400 anos de fundação da Câmara Municipal.

O presidente do TSE disse aos jornalistas que, a respeito do uso da internet nas eleições, tem se manifestado “de forma reinternetiterada no sentido de que a internet é um espaço livre”. Segundo ele, as restrições estão na própria Constituição Federal, como, por exemplo, a vedação de se usar a web para acirrar ódios raciais, étnicos e culturais. Além disso, de acordo com o ministro, as legislações civil e penal proíbem o ataque à honra e a invasão da privacidade das pessoas.

O ministro também falou sobre as resoluções que regerão o pleito municipal de 2012. A maioria delas já foi aprovada pelo Plenário da Corte. “É uma satisfação para nós dizer que as resoluções relativas ao pleito de 2012 já estão aprovadas. Num recorde histórico para a Justiça Eleitoral conseguimos já aprovar, em dezembro de um ano ímpar, as resoluções eleitorais. As regras são públicas e objetivas para todos os candidatos e para todos aqueles que de alguma forma vão participar das eleições”, destacou.

Outro assunto abordado pelo ministro foi a validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) e sua aplicação nas Eleições 2012. “Pelo placar que nós temos hoje no Supremo Tribunal Federal, eu estou convencido de que já temos uma maioria de ministros que votarão pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa”, disse. No entanto, ele frisou que é possível que um ou outro dispositivo da norma seja questionado. “Mas a lei, como um todo, certamente será considerada constitucional e valerá para as próximas eleições”, opinou.

A questão da fidelidade partidária também foi tratada na entrevista. Sobre esse aspecto o ministro lembrou a validade da decisão do STF – que confirmou decisão da Justiça Eleitoral – no sentido de que o mandato pertence ao partido. “Existem algumas situações excepcionalíssimas em que o político pode sair do seu partido sem perder o mandato, como, por exemplo, para fundar um novo partido, como aconteceu recentemente com o PSD [Partido da Social Democracia], quando estiver sendo perseguido injustamente, ou quando o partido original mudar a ideologia ou o programa drasticamente. São hipóteses muito restritas e que estão previstas em resolução do TSE”, explicou.

Fonte: TSE

Leia Mais ►

19 de dezembro de 2011

Tendinite calcária: Qual o principal sintoma?

A tendinite calcária do ombro é uma patologia comum, caracterizada pela formação de depósitos de cálcio dentro dos tendões sadios do manguito rotador. É explicada por várias teorias que determinam as causas, porém, a mais aceita está relacionada à presença de uma menor vascularização tendinosa, o que altera o metabolismo tecidual e, consequentemente leva ao depósito de cálcio.

O médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, da Reichmann Ortopedia de Chapecó, especializada em ortopedia e traumatologia, videoartroscopia do ombro e joelho, destaca que a doença predomina em mulheres de 30 a 50 anos. O lado direito é o mais atingido, no entanto, em 25 % dos casos a patologia atinge os dois lados do ombro. O principal sintoma é a dor, que pode variar de leve a intensa, podendo ser crônica ou aguda. “Não há relação entre o tamanho da calcificação e a intensidade dos sintomas, mas quando uma crise acontece, a pessoa pode perder os movimentos”, alerta.

A crise se manifesta quando o organismo “reconhece” a calcificação e tenta reabsorvê-la, causando tendinite e bursite por irritadorombro210ção química. Nesta fase, que pode durar dias ou semanas, a dor costuma ser intensa e só acaba quando o organismo “desiste” de tentar reabsorver a calcificação. Muitas vezes, a calcificação não é totalmente reabsorvida, fazendo com que o paciente fique sujeito a novas crises.

É comum o relato de pacientes que revelam sentir dor e limitação funcional há mais de 2 anos. O que leva ao desenvolvimento de atrofias, contraturas musculares e vícios posturais, que podem causar o desenvolvimento da síndrome do impacto (tendinite e bursite por compressão mecânica).

O tratamento inicial é feito através de medicamentos e fisioterapia. Quando os sintomas são crônicos ou o tratamento clínico não é efetivo, é indicada a cirurgia por videoartroscopia. Segundo Reichmann, a videoartroscopia é uma técnica cirúrgica menos invasiva, o que proporciona menor agressão no local. Outras vantagens estão relacionadas à internação hospitalar de no máximo 24 horas, dores de intensidade menor, além de início precoce da fisioterapia e retorno mais rápido às atividades diárias.

A técnica de videoartroscopia tem baixo índice de complicações e permite que o cirurgião visualize todas as estruturas do ombro de forma ampliada. As estruturas consideradas normais podem ser avaliadas por mais de um ângulo para confirmar se estão realmente normais e caso seja visualizada alguma outra alteração, é possível tratá-la na mesma cirurgia.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

18 de dezembro de 2011

Cuidado com o candiru

Você sabe qual é o animal mais temido por diversos grupos de índios da Região Amazônica? A piranha com seus dentes afiados? Os bandos de ariranhas? A enorme cobra sucuri? Nada disso, na verdade esse animal perigoso não tem nada de grande. Pelo contrário, é tão pequenino que cabe na palma da mão.

É o candiru (Vandellia cirrhosa), um peixinho minúsculo que cabe na palma da mão e cresce até, no máximo, 17 centímetros. Ele é um parasita que se aloja nas guelras dos peixes maiores. Lá, ele suga o sangue de seu hospedeiro. Por isso, ele ganhou o apelido de peixe vampiro.

Mas se ele é tão pequeno, qual é o mal que ele faz para os seres humanos? Primeiro, ele é praticamente invisível na água. Seu corpo é translúcido em forma de enguia e mal dá para enxergá-lo. Isso já o torna um perigo, principalmente para aqueles que fazem xixi na água do rio.candiru

Ele é capaz de detectar a urina e seguir seu rastro até a pessoa que está urinando. Quando ele chega na pessoa, o candiru entra pela uretra, o canal por onde passa o xixi. Homens e mulheres correm o risco de ter esse peixinho alojado bem nesse canalzinho.

O formato do candiru o impede que ele volte pelo mesmo caminho usado para entrar, ou seja, não dá para puxá-lo para fora, pois ele se agarra no interior como se fosse um pequeno guarda-chuva. A única solução é uma cirurgia.

Por isso, quando você for nadar em rios da Bacia Amazônica e da Bacia do Araguaia Tocantins, cuidado! Não nade sem roupa e não faça xixi na água!

Fonte: Bloguinho

Leia Mais ►

13 de dezembro de 2011

Prática de esporte exige cuidado com os dentes

A prática de esporte exige bom preparo físico, acompanhamento médico e, inclusive, cuidados com a saúde bucal. Muitas vezes, o bom rendimento em uma competição pode ser prejudicado se o atleta apresentar dificuldades na respiração ou sentir dor nas articulações. Isso sem contar que em algumas modalidades a face do atleta está sujeita a lesões e traumas, como são os casos de lutas, esportes em quadra e esportes radicais.

A especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face, de Chapecó, defende que há várias formas de proteção ao alcance daqueles que não abrem mão de uma competição. “A odontologia desportiva busca garantir a saúde bucal do atleta, detectando fatores prejudiciais que podem interferir no bom resultado, desde problemas na respiração, posicionamento inadequado dos dentes ou uso de medicamentos com substâncias proibidas na prática de esporte”, enfatiza.

Os problemas podem ser visíveis ou somente descobertos com a ajuda de profissionais. “Muitos atletas nem imaginam, por exemplo, que o processo de mastigação resulta na absorção dos nutrientes, ou seja, pode haver desequilíbrios musculares e agravantes na articulação têmporo-mandibular se algo estiver com deficiência”.esportedentes

A dor e desconforto são fatores decisivos no momento da competição, pois, de acordo com a odontóloga, até uma simples dor de dente pode trazer resultados negativos ao atleta. “Não há como se concentrar quando há sintomas de mal estar ou dor”.

Iara explica também que o atleta que apresenta problemas na respiração e respira pela boca tem rendimento físico 21% menor se comparado a outro que respira pelo nariz. “Os profissionais do esporte precisam de tratamento diferenciado, desde uma simples restauração no dente até procedimentos mais complexos, como as cirurgias para melhorar a respiração”, avalia. Por isso, médicos, dentistas, fisioterapeutas e orientadores físicos devem avaliar e conhecer o esporte praticado pelo atleta para prevenir fraturas dos ossos da face e dos dentes, além de lesões de língua, lábios e bochechas.

Mas os problemas vão muito além de dores naturais. Um estudo da National Youth Sports Foundationm comprovou que 5 milhões de dentes são perdidos por ano em atividades esportivas. Além disso, os traumas desportivos ocupam o terceiro lugar na lista dos maiores causadores de traumas na face e chegam a ser um problema de saúde pública.

“Os esportes radicais (mountain bike, skate, patins, etc), as artes marciais (karatê, jiu-jitsu e judô) e esportes de quadra, como o vôlei, handebol e futebol de salão, são as modalidades que mais expõem os atletas a fraturas na boca”, avalia Iara. Outros estudos mostram que nestes esportes o risco de sofrer sérias lesões durante a carreira varia de 33% a 56%.

Uma das orientações dos profissionais da saúde é o uso de protetores bucais. Segundo a Academia Americana de Odontologia Desportiva, o uso deste aparelho reduz em até 80% o risco de traumas. O protetor amortece o impacto e, por isso, diminui o número e a gravidade de danos causados.

“O atleta deve ter consciência de que o uso do protetor bucal pode evitar sérios problemas de saúde, mesmo que cause desconforto da fase de adaptação. O importante é se prevenir para evitar que traumas e lesões que atrapalhem o rendimento. Além disso, é importante salientar que o dentista está à disposição para qualquer dúvida que o atleta possa ter”, finaliza Iara.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

11 de dezembro de 2011

Uma TV que pode ser enrolada e colocada no bolso

Uma TV de tela plana que pode ser enrolada e guardada no bolso poderá se tornar realidade em breve. A nova tecnologia que foi desenvolvida por uma equipe de cientistas britânicos é conhecida como pontos quânticos e pode ser usado para fazer televisores ultra-finos. É certamente um passo a mais do que o OLED super-fino que foi lançado pela Sony no ano passado.

O quantum dot tecnologia são partículas emissoras de luz 100.000 vezes menores que a largura de um fio de cabelo humano e será impresso em plástico flexível, que pode ser enrolado ou mesmo impressos em folhas grandes de papel para criar ecrãs gigantes. Por causa de seu pequeno tamanho um ponto quântico permite que o fabricante possa determinar o comprimento de onda da emissão, que então determina a cor da luz que o olho humano pode ver. Como resultado os pontos podem ser ajustados durante a produção para emitir qualquer cor.tv

Cientistas da Nanoco em Manchester estão agora entrando em contato com grandes empresas de eletrônicos da Ásia e os primeiros televisores a utilizar a nova tecnologia podem chegar às prateleiras até o final do próximo ano. Já ss telas flexíveis deverão demorar um pouco mais e podem chegar nas lojas dentro de três anos. A empresa não revelam exatamente com o que eles estão trabalhando, mas acredita-se que Sony, Sharp, Samsung e LG estejam todos trabalhando na tecnologia quantum dot.

A maioria dos televisores produzidos têm um visor de cristal líquido (LCD), que são iluminados por diodos emissores de luz (LED) com uma tela que tem poucos centímetros de espessura. Usando a tecnologia quantum dot significaria televisores mais leves e bem mais finos do que os atuais. O executivo-chefe da Nanoco, uma empresa criada por cientistas da Universidade de Manchester, disse ao Sunday Telegraph: "A vantagem real dos pontos quânticos, entretanto, é que eles podem ser impressos em uma folha de plástico que pode ser enrolada. É provável que esses serão pequenos dispositivos pessoais para começar. Outra coisa que estamos trabalando é com bobinas de papel de parede ou cortinas feitas de um material que tenha pontos quânticos impressos nele. Imagine você acordar pela manhã e ver cenas do sol nascente sobre uma praia."

Fonte: DailyMail

Leia Mais ►

7 de dezembro de 2011

Os dez alimentos mais contaminados por agrotóxicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou que os produtores rurais têm usado agrotóxicos não autorizados no plantio de determinados alimentos. Em 2010, a Vigilâncias Sanitária avaliou 2.488 amostras de alimentos, sendo que 28% apresentaram resultado insatisfatório para a presença de resíduos dos produtos. Deste total, 605 (24,3%) amostras estavam contaminadas com agrotóxicos não autorizados.

Quando o uso de um agrotóxico é autorizado no País, os órgãos responsáveis por essa liberação, indicam para que tipo de plantação ele é adequado e em que quantidade pode ser aplicado.

Em 42 amostras (1,7%), o nível de agrotóxico estava acima do permitido. Em 37% dos lotes avaliados, não foram detectados resíduos de agrotóxicos.

“Os resultados insatisfatórios devido à utilização de agrotóxicos não autorizados resultam de dois tipos de irregularidades, seja porque foi aplicado um agrotóxico não autorizado para aquela cultura, mas cujo [produto] está registrado no Brasil e com uso permitido para outras culturas, ou seja, porque foi aplicado um agrotóxico banido do Brasil ou que nunca teve registro no País, logo, sem uso permitido em nenhuma cultura”, conclui o relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para).

O pimentão lidera a lista dos alimentos com grande número de amostras contaminadas por agrotóxico. Em quase 92% das amostras foram identificados problemas. Em seguida, aparecem o morango e o pepino, com 63% e 57% das amostras com avaliação ruim.

Em uma amostra de pimentão, foram encontrados sete tipos diferentes de agrotóxicos irregulares. A batata foi o único alimento sem nenhum caso de contaminação nas 145 amostras analisadas.

A agência reguladora constatou também que, das 684 amostras consideradas insatisfatórias, 208 (30%) tinham resíduos de produtos que estão sendo revistos pela Vigilância Sanitária ou serão banidos do País, como é o caso do endossulfan e do metamidófos, que serão proibidos no Brasil nos próximos dois anos.

Em 2010, foram avaliados resíduos de agrotóxicos em 18 tipos de alimentos em 25 estados e no Distrito Federal. São Paulo não participou do programa.

A lista com os dez alimentos com mais amostras contaminadas com resíduos de agrotóxicos é a seguinte:

1) pimentãopimentão

2) morango

3) pepino

4) cenoura

5) alface

6) abacaxi

7) beterraba

8) couve

9) mamão

10) tomate

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ►

6 de dezembro de 2011

Deficiência óssea da face pode provocar apneia do sono

Uma noite mal dormida pode interferir seriamente nos rendimentos do dia seguinte. São muitos os motivos que podem fazer uma pessoa perder o sono, como o estresse, cansaço, preocupações e problemas de saúde. A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença que atinge grande parcela da população. O que muitos não sabem é que ela pode estar relacionada com a deficiência óssea da maxila e da mandíbula. A informação é do especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e mestre em lasers e odontologia, Silvio Mauro Gallon, da Clínica Arte e Face de Chapecó.

    A apneia do sono ou noturna, como é chamada, é caracterizada pela suspensão da respiração enquanto a pessoa dorme, pois inibe a passagem de ar ao nível da garganta. Geralmente, não interrompe o sono, mas altera o padrão de sono, passando de profundo para superficial. Ou seja, interfere no bom repouso e descanso e provoca fadiga e sonolência durante o dia.

    “O especialista explica que esse é um assunto extremamente interessante, atual e inovador. Até há algum tempo, pouco se falava que a apneia pode ter influência de problemas com os ossos da face, mas agora os tratamentos estão evoluindo e começamos a ter resultados significativos”, comenta.BONSSONHOS

    Gallon enfatiza que os casos mais severos de AOS são tratados com o uso do aparelho Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP), um compressor que administra o ar sob pressão na boca e nariz do paciente enquanto ele dorme para evitar as crises de apneia. No entanto, estudos recentes mostram que a cirurgia de avanço de maxila e mandíbula tem apresentado resultados tão bons quanto à utilização do CPAP, com a vantagem de deixar o paciente livre de máquinas para dormir.

    “Os pacientes que têm a maxila e a mandíbula muito curtas em relação ao crânio e ao pescoço sofrem um estreitamento da passagem do ar respirado na faringe, fazendo com que comumente essa região se obstrua a ponto de impedir a passagem do ar, levando a uma parada ou sofrimento respiratório temporário”, observa. “Já realizamos muitos procedimentos na Clínica, e os pacientes relataram grande melhora na qualidade respiratória, redução do ronco, sono mais descansado e um dia mais leve”, complementa.

    O tratamento cirúrgico usa os mesmos recursos da cirurgia ortognática para projetar à frente a arcada superior e inferior, além de corrigir a dimensão transversa da maxila. Muitas vezes, o paciente que necessita de avanço ósseo para correção da apneia do sono não apresenta diferença de engrenamento entre os dentes, mas sim um conjunto ósseo projetado para trás em relação ao crânio. Assim, o diagnóstico é realizado através da tomografia, que mede o volume de passagem da via aérea e determina a necessidade ou não de corrigir o problema. “Por isso, é importante que o paciente sempre procure descobrir a causa da doença, buscando a apoio de especialistas para ajudar no problema”, finaliza Gallon.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

3 de dezembro de 2011

1º Desafio de Games

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do curso de Design de Jogos e Entretenimento Digital, irá realizar o 1º Desafio Univali de Games, com a temática advergames (jogos publicitários). O evento ocorrerá no Campus Balneário Camboriú e terá início às 18 horas do dia 8 de dezembro, seguindo até as 18 horas do dia 9.


Os participantes do campeonato deverão formar equipes de no máximo quatro alunos, que estejam cursando ensino superior, para a elaboração de um jogo, com base no tema proposto pelo patrocinador. O objetivo do Desafio é destacar a nova geração de desenvolvedores dGamee jogos no mercado brasileiro, aproximando os estudantes e a empresa. O projeto vencedor irá receber uma premiação validada pela empresa participante.

 
O 1º Desafio de Games faz parte do Salão do Design e será realizado no Laboratório de Criatividade, sala 101, no bloco 2 do Campus da Univali, em Balneário Camboriú. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de dezembro, pelo e-mail ajlf@univali.br, enviando o nome, CPF, curso e e-mail de cada integrante, além do nome da equipe.


Mais informações: (47) 3261-1358, com a coordenação dos cursos de Design.

por Joana Menezes/Univali

Leia Mais ►

30 de novembro de 2011

Picolé de camu-camu: O Rei da Vitamina C

Por trás de uma casca roxinha, opaca e grossa se esconde uma frutinha  ainda pouco conhecida pelos brasileiros, mas que já tem um título nobre
mundo afora: O Rei da Vitamina C. Estamos falando do camu-camu, ou  caçari, como é conhecido em Roraima. Essa fruta amazônica, que brota em  áreas alagadas ao longo de rios, lagos e igarapés, apresenta elevado potencial nutricional, mas ainda é pouco explorada pela população local  por apresentar sabor ácido e adstringente.


Foi pensando em virar esse jogo que os pesquisadores da Embrapa Roraima,  Maria Fernanda Durigan e Edvan Alves Chagas, resolveram investir em  diferentes formas de preparo da fruta. ‘A ideia é contribuir para melhorar a dieta da população e também gerar renda para a região’,  revela Maria Fernanda. Assim, surgiram deliciosas receitas de picolé de  camu-camu.

camu200
Segundo Maria Fernanda, o picolé contém ingredientes de fácil acesso nas  regiões amazônicas e é também de fácil preparo para os comerciantes  locais. Para a obtenção da polpa de camu-camu, que é a base do picolé,  foram coletados frutos maduros, nativos do Estado de Roraima, em  diversos rios e igarapés. Ainda de acordo com a pesquisadora, o picolé de camu-camu manteve seu alto teor de vitamina C, que na fruta, é o dobro da acerola e pode chegar a 60 vezes mais que na laranja. Não é à toa que é considerada a  frutinha com o maior teor dessa vitamina em todo o mundo.


Mas os benefícios não param por aí. A fruta também é rica em antocianina, que, além de dar a ela uma coloração arroxeada, apresenta propriedades antiinflamatórias. “A população em geral desconhece o potencial nutricional da fruta e as alternativas para o seu consumo. No Peru, o camu-camu já é bastante usado no preparo de sucos e doces, mas no Brasil ainda há pouca pesquisa nesta área, completa Maria Fernanda. Os dois alimentos com maior concentração de vitamina C são a acerola e o  camu-camu. Enquanto a acerola tem entre 1 g e 1,3 g de vitamina C para
cada 100 g de polpa, o camu-camu varia numa faixa de 2,5 g a 6 g a cada  100 g.

Fonte: Embrapa

Leia Mais ►

29 de novembro de 2011

Dor de cabeça pode ser resultado de problemas bucais

A dúvida sempre surge sobre qual especialista procurar na hora em que a dor de cabeça não passa. No início, as dores podem ser eventuais, esporádicas e associadas a diversas causas, desde emocionais, digestivas e até climáticas. Porém, quando se tornam frequentes, em intensidade que aumenta gradativamente ou acompanhadas de outros sintomas, é preciso procurar um profissional para entender a origem do problema e tratá-lo. “Geralmente as pessoas procuram um médico, mas muitas vezes a dor de cabeça pode estar relacionada à saúde bucal”, explica o especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e mestre em lasers em odontologia, Silvio Mauro Gallon, da Clínica Arte e Face de Chapecó.

        Procurar um médico é sem dúvida uma escolha coerente. Entretanto, nem todas as dores de cabeça são de responsabilidade médica. O diagnóstico nem sempre é simples e o método de obtê-lo é pela eliminação das causas mais prováveis. “Pacientes que já fizeram várias consultas e exames nas diversas áreas, chegam com frequência nos consultórios odontológicos, muitas vezes, até desesperançosos na busca por tratamento”, ressalta Gallon.

        As alterações de função, presença de infecções, formação de cálculos (pedra) nas glândulas salivares e outras causas podem gerar dores de cabeça e devem ser motivos de investigação para as situações em que as causas mais comuns não são encontradas. Muitas cefaleias podem estar associadas aos dentes, músculos e ossos faciais.dorcabe200

O especialista alerta que pela intimidade da face com o crânio, e por seus músculos estarem interligados, muitos problemas como o apertamento dental podem refletir em dores na região da cabeça e do pescoço. “O apertamento contínuo dos músculos, por vezes involuntário, leva ao aumento do tônus muscular, que o deixa mais forte para apertar mais. Forma-se um círculo vicioso que mantém a dor”, assinala.

Fatores como a depressão, o estresse e a ansiedade estão fortemente associados às dores agudas da articulação temporomandibular (ATM). Muitas dores são diretamente da estrutura muscular, como a fadiga, pelo excesso de carga durante o apertamento. Outras são mais agudas, difíceis de suportar e muito intensas. Elas ocorrem diretamente na articulação, entre a mandíbula e o crânio, logo à frente do ouvido, e são decorrentes de processos inflamatórios ou degenerativos da articulação.

Outras dores comuns são as de origem puramente dental, por conta do sofrimento do feixe nervoso existente dentro de cada dente ou até a sua morte, chamada necrose pulpar. Essas dores quando ocorrem com muita intensidade podem irradiar a dor para os ossos da face e do crânio, levando o paciente a pensar em algo além dos dentes. Quando acomete dentes localizados mais ao fundo da arcada dentária superior, pode ocorrer uma sinusite infecciosa, também acompanhada de dor e desconforto.

Uma vez diagnosticada a relação entre as cefaleias e problemas da boca e da face, muitas formas de tratamento podem ser necessárias. No caso de infecção dentária, o tratamento do canal do dente infectado é suficiente para a solução do problema. “Nas dores de origem muscular, fisioterapia, relaxantes musculares e dispositivos que desprogramam a musculatura são importantes para reverter o quadro. Quando há um quadro de depressão associado, o psiquiatra ou psicólogo deverão ser consultados e, muitas vezes, é indicada alguma medicação antidepressiva”, complementa.

Em casos mais severos, onde a ATM já sofreu alterações físicas, a alternativa pode ser cirúrgica, em que o objetivo vai desde recolocar o disco articular na posição normal até a troca da articulação doente por uma artificial, através de uma prótese de ATM. “É preciso compreender que o tratamento das cefaleias depende do seu diagnóstico correto. Quando as dores são constantes, o paciente deve saber da necessidade de uma avaliação odontológica, que poderá, muitas vezes, tratar o problema”, finaliza.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

24 de novembro de 2011

Cuidados nas compras feitas pela internet

O comércio eletrônico deve movimentar R$ 2,6 bilhões no Natal deste ano, o que representa um crescimento nominal de 20% em comparação a 2010. A expectativa é da e-bit, empresa especializada em informações sobre o setor de e-commerce, como é chamado o comércio eletrônico. Segundo a empresa, o número de pedidos também será maior este ano em comparação ao ano passado, com crescimento estimado de 25%.

Com o crescimento no número de pedidos, os órgãos de defesa do consumidor estimam que também deva aumentar o número de queixas contra as lojas virtuais. Segundo o ReclameAQUI, um dos principais sites de reclamações do país, as cinco lojas virtuais mais reclamadas do país – Americanas.com, Submarino, Compra Fácil, Shoptime e Walmart – acumularam 69 mil queixas só nos últimos 12 meses.

Entre as principais reclamações, de acordo com o site ReclameAQUI, estão o atraso na entrega, entrega de produto com defeito, dificuldade de contato com a empresa, cobrança indevida e mau atendimento no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). “Os maiores problemas que temos identificado na Fundação Procon é com relação à entrega dos produtos adquiridos pela internet”, disse Andrea Sanchez, diretora de Programas Especiais da Fundação Procon-SP, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ela, o consumidor deve estar atento ao fazer uma compra pela internet, principalmente durante o período de Natal, em que o volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega são maiores. “Primeiro, o consumidor deve observar se se trata de um site seguro, com uma chave de segurança normalmente representada por um cadeado no pé do site. E tentar evitar comprar em sites que tenham domínio fora do país, sem o ponto com ponto br [.com.br]”, disse.

Andrea também alerta o consumidor para verificar nas redes sociais e no próprio portal do Procon se os sitesde compras virtuais estãginlabQo gerando reclamações e como eles estão procedendo para solucionar esses problemas. “Os problemas vão existir em todos os segmentos, mas o diferencial é a ação do site para a solução deles”, observou. “O consumidor que comprou pela internet tem o direito, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, de arrependimento pelo prazo de sete dias da data da contratação”, alertou Andrea.

No caso de sites de compras coletivas – aqueles em que são apresentadas ofertas de produtos e serviços com valores mais baixos que no mercado e cujas compras só se validam após a aquisição de cupons por um determinado número de pessoas – a diretora do Procon orienta o consumidor a observar os prazos dados para utilização ou entrega do produto ou do serviço adquirido.

Segundo ela, é preciso também observar as condições da oferta, o período da entrega e as condições de devolução. “Se o consumidor não tiver mais interesse porque passou o prazo ou porque não interessa usufruir daquele produto ou serviço após aquela data, ele pode rescindir o contrato e a restituição paga será devolvida, inclusive com atualização monetária”, explicou.

No começo do mês, a Fundação Procon-SP pediu a suspensão das atividades de três lojas virtuais, todas pertencentes à B2W Companhia Global do Varejo – Americanas.com, Shoptime e Submarino. A motivação do Procon para o pedido de suspensão foi o fato de as empresas reincidirem na prática de não entregar os produtos aos consumidores. Segundo o órgão, a B2W teve um aumento de 146% no número de reclamações feitas por consumidores ao Procon, passando de 1,47 mil queixas, no segundo semestre de 2010, para 3,63 mil, no primeiro semestre deste ano.

No dia 7 de novembro, o Procon também autuou os sites de compras coletivas Groupon, Click On e Peixe Urbano por prática de condutas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, tais como não garantir a qualidade dos serviços oferecidos e negar a devolução dos valores nos casos de não prestação de serviço.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ►

22 de novembro de 2011

Livro: Enfermagem em Santa Catarina, Recortes de uma História (1900-2011)

Será lançado nesta quarta-feira, dia 23, às 17h30min na Assembleia Legislativa de SC o livro Enfermagem em Santa Catarina, Recortes de uma História (1900-2011), organizado pelas professoras Miriam Susskind Borenstein e Maria Itayra Padilha. O livro foi produzido pelo Grupo do Estudos de História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde (GEHCES), que existe desde 1995 e está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC.

Formada por 14 artigos, a obra está organizada em três partes. A primeira conta a história do GEHCES, explica como foram feitas as pesquisas históricas, baseadas em análise documental e entrevistas, e traz os relatos dos primórdios da enfermagem em Santa Catarina no início do século XX.

A segunda parte conta como foi o trabalho dos enfermeiros nos três hospitais de exclusão criados na década de 1940: Hospital Nereu Ramos, que cuidava de casos de tuberculose, a Colônia Santana, dedicada aos tratamentos psiquiátricos, e o Hospital Colônia Santa Teresa, para os tratamentos dos casos de hanseníase.enfermagemlivro

A terceira parte do livro aborda a enfermagem praticada na Maternidade Carmela Dutra e no Hospital Infantil Edith Gama Ramos, que atualmente chama-se Joana de Gusmão. No último capítulo o leitor pode conhecer alguns personagens que contribuíram para essa história. São pequenas biografias que dão a dimensão história e mostram que, para períodos diferentes foram criados hospitais diferentes, nos quais se praticava uma enfermagem diferente.

“Trata-se de uma obra densa e consistente com rigor científico e valor histórico sem precedentes, pois lega às futuras gerações o conhecimento acerca da profissão de Enfermagem e do contexto da saúde da população catarinense ao longo dos séculos XX e XXI”, escreve na apresentação a professora Marta Lenise do Prado.


Mais informações:

O quê: Lançamento do livro “Enfermagem em Santa Catarina, Recortes de uma História (1900-2011)”, Editora: Secco, 277 páginas.

Local: Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Data e hora: 23/11/2011 às 17h30min

Contato: Profa. Miriam Borenstein – fones 3223-1050 e 9911-8543, email: miriam@nfr.ufsc.br

Fonte: Agecom

Leia Mais ►

21 de novembro de 2011

Condomínios precisam se adequar às normas de certificação digital

Prazo termina no dia 31 de dezembro deste ano. Administrar um condomínio é uma tarefa que exige dedicação, paciência e competência. Além de gerenciar contas, cuidar do patrimônio, segurança e bem-estar dos moradores, o síndico também precisa estar atento às mudanças na legislação que envolve o mercado imobiliário. Uma delas, criada neste ano, obriga todos os condomínios a providenciarem a certificação digital. “A medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2012 e, por isso, é fundamental que todos os que ainda não se adequaram a esta legislação aproveitem estes últimos dias para regularizar a situação”, salienta o presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário (Secovi/Oeste), Armelindo Carraro.

A certificação digital é uma espécie de chave eletrônica usada por empresas e contadores para ter acesso ao Conectividade Social, um canal eletrônico de relacionamento desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e disponibilizado gratuitamente às empresas. Através do portal, é possível transmitir dados referentes ao registro de trabalhadores para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), além de enviar informações ao Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).

O dirigente explica que o processo é relativamente simples, mas demanda tempo, pois exige a apresentação de diversos documentos do condomínio e do síndico. “Nessa época do ano é comum as pessoas pensarem em férias e festas de comemoração. Porém, quem não providenciar o certificado até o último dia do ano terá sérios problemas para enviar dados ao sistema e pode sofrer processos trabalhistas e multas da Justiça do Trabalho”, enfatiza.CONDOMINIOS

Para fazer o procedimento, a administradora deve procurar as autoridades certificadas (AC) credenciadas pela Receita Federal. O preço do certificado varia conforme o modelo, a mídia utilizada (link para baixar programa no computador, cartão ou token) e o prazo de validade, que pode ser de 1 ou 3 anos.

“O novo procedimento trará mais segurança e agilidade, além de ser fácil de acessar”, observa Carraro. A maior dificuldade é providenciar a lista extensa de documentos, pois é preciso ter em mãos instituição, especificação, convenção e cartão de CNPJ do condomínio, ata de eleição do síndico, além de RG, CPF e comprovante de residência do síndico.

“Mesmo o condomínio que não possui funcionários contratados precisa obter o certificado para ter acesso ao portal da Conectividade Social”, complementa o presidente do Secovi/Oeste. Além disso, os condomínios que não tiverem a convenção registrada no RGI, por exemplo, podem apresentar a escritura registrada de um dos proprietários que assina a ata de eleição do síndico. “O importante é comprovar que aquele condomínio existe realmente”.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

20 de novembro de 2011

Filme: O dia em que não nasci

A obra cinematográfica O dia em que não nasci (Alemanha, 2010, 95min, drama), de Floriam Cassem, trata dos débitos das ditaduras civis e militares latino-americanas. Um tema dual, já que sobre ele existem diversas obras – remontando à II Guerra, ao nazismo e ao surgimento da aliança militar ocidental – mas também porque essa produção provoca efeitos, parecendo ainda não ter esgotado a caudal de dores, ressentimentos e sonhos interrompidos, às dezenas de milhares, na América do Sul.odiaemq

O filme narra a história de uma nadadora que vive na Alemanha, viaja ao Chile e, durante a escala em Buenos Aires, ouve uma canção de ninar que a faz cantarolar as frases num espanhol que ela não fala. Ela se emociona, perde a conexão e fica em Buenos Aires. Telefona para o pai, que aparece no hotel dois dias depois. Isso inicia um processo de revelações sobre a ditadura militar, as razões de ter sido levada à Alemanha nos anos 80, chegando ao clímax de procurar a família dos verdadeiros pais.


Fatos como o contato com a polícia, o envolvimento com um policial, a revelação de que sua família alemã colaborou com o regime e o reencontro com sua família biológica são etapas que vão revelando a complexidade do crime, de um lado, e do outro, a calma, a paciência e o amor necessários ao restabelecimento da verdade, buscando não ferir quem errou, mas agiu de boa fé. Isso exige maior sensibilidade, coragem e humanidade para desconstruir o erro sem causar mais mal.


O filme é denso como o trânsito da capital argentina e tenso como os enredos que envolvem as histórias da repressão, sobretudo ao mexer na ferida aberta da estratégia de sequestrar filhos de opositores do regime para “purificar” o país da influência do comunismo. Na verdade, a segunda etapa de um monumental crime de Estado para enfrentar um perigo mais imaginário que real, resultante da repressão extrema em defesa da ideologia da segurança nacional.


O fato do filme estar em cartaz nesta época parece integrar esse kairós latino-americano – um tempo escatológico -apocalíptico em que nos  defrontamos com as dores desse tempo em que passamos a limpo nosso passado recente – acordando de um inebriante pesadelo, que se torna mais forte tanto quanto a consciência começa a se plenificar, nos fazendo, a um só tempo, tomar consciência do ocorrido, descobrir o que fazer para resgatar dignidades, apoiar a reconstrução da vida, justiçar as vítimas, recuperar a memória dos torturados, e confrontar os interesses que provocaram tanto sofrimento e morte.


Três fatos recentes emprestam importância a esse tema recorrente: a dificuldade do debate pelo controle das elites financeiras sobre a grande mídia; a condenação do Brasil pela Corte Inter-Americana de Direitos Humanos (CIDH) após o Supremo Tribunal Federal manter a lei da anistia e negar a justiça às vítimas da ditadura; a repatriação dos documentos que estavam na sede do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em Genebra (Suíça), e do Center for Research Libraries, em Chicago (EUA); e a condenação de militares e civis envolvidos na repressão argentina, que produziu o maior número de mortos em nosso continente.

Para quem não tem medo de filme sobre o terror real e tem coragem para se defrontar com verdade e disposição, e amor para retomar a vida, compromissar-se com seu tempo e seguir em frente, recomendo assistir.

Por: Antonio Carlos Ribeiro/ALC

Leia Mais ►

18 de novembro de 2011

Vídeo: Memórias de Minhas Pintas Tristes

O Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, com apoio da Fundação do Câncer, lança o vídeo Memórias de Minhas Pintas Tristes para alertar deficientes auditivos e ouvintes sobre a prevenção e detecção do câncer de pele.pintas

Embora seja o mais frequente, o câncer de pele tem cura se for diagnosticado cedo. Por isso, fique atento às pintas e sinais no seu corpo. Proteja-se, use sempre protetor solar!

A animação foi idealizada para surdos e ouvintes sob a técnica de rotoscopia.

Leia Mais ►

16 de novembro de 2011

Médicos brasileiros fazem a primeira ponte de safena sem abrir tórax do paciente

Médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, fizeram a primeira cirurgia de ponte de safena, na América Latina, totalmente por meio de um robô. A operação de revascularização do miocárdio (popularmente chamada de ponte de safena) foi feita por endoscopia robótica - com uso de dois braços robóticos e um tubo ótico provido de iluminação e câmera - sistema denominado Davinci. A cirurgia evita que o tórax do paciente seja aberto.

Orientado pelas imagens captadas pela câmera, o cirurgião comanda os braços robóticos, que replicam os movimentos do médico dentro do corpo do paciente. A cirurgia requer três incisões do calibre de um lápis, realizadas entre as costelas. Por meio das incisões, os dois braços robóticos e a microcâmera entram no tórax e acessam o coração, tornando a cirurgia cardíaca possível sem a abertura do osso do peito.

O método diminui o trauma operatório, fazendo com que a recuperação do paciente seja mais rápida. O paciente submetido à cirurgia convencional é normalmente liberado para atividades habituais depois de 45 a 60 dias, período que demora a cicatrização do osso do peito. Na cirurgia robótica, a recuperação é mais rápida – cerca de dez dias.pontesafena

“Esse tipo de operação representa um grande avanço na cirurgia cardíaca”, disse o cirurgião cardíaco e coordenador do Centro de Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva e Robótica do Albert Einstein, Robinson Poffo, ao falar sobre a operação, realizada ontem (15). “Acredito que ela represente um novo rumo no tratamento desse tipo de doença do coração. Para se ter uma ideia, atualmente existem três grandes centros que fazem essa cirurgia de forma rotineira, todos nos Estados Unidos. Com a incorporação desse procedimento na nossa rotina, passamos a fazer parte do grupo pioneiro.”

Cerca de 12 profissionais fizeram parte da equipe médica que fez a cirurgia. O grupo contou com cirurgiões, cardiologistas, anestesiologistas, perfusionista - responsável pela manutenção das atividades vitais do organismo, durante a realização da cirurgia - instrumentador e profissionais de apoio do centro cirúrgico e da unidade de tratamento intensivo.

Hoje são realizadas cerca de 50 mil cirurgias cardíacas por ano no Brasil. Dessas, quase a metade são para implantar pontes de safena - usadas para tratar as obstruções das artérias do coração afetadas com aterosclerose, doença que mais causa mortes no país.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ►

14 de novembro de 2011

14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes

Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas. No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14/11), o foco da campanha global, pelo terceiro ano seguido, é orientar a população para prevenir a doença, que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo - conforme estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um  levantamento  inédito realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com  apoio  da  Bayer  Health  Care,  e  participação  de  mais de 2.000 pessoas confirma: a população ainda tem dúvidas sobre o que é o diabetes e como a doença pode  ser  controlada.  De  acordo com a pesquisa, 38% acredita que diabetes tem cura  e  menos da metade dos entrevistados (49%) soube defini-la. E mais: apenas 50% dos participantes afirmaram que um diabético pode levar uma vida normal.

O desconhecimento sobre o que é a doença, os sintomas e o tratamento tem sido um dos obstáculos para conter essa epidemia global. A própria federação internacional estima que metade das pessoas não sabe que tem diabetes.2011diaMundialDiabetes

Apesar de muitos brasileiros terem um parente ou amigo com a doença, parte deles não sabe como evitá-la. “Muitos têm contato, mas não conseguem ajudar a pessoa próxima, com a doença. E ficam incapazes de prevenir nelas mesmas”, alerta o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci.

O diabetes tipo 2, que atinge mais pessoas, ocorre quando há aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue. Os sinais mais comuns são a sede excessiva, a perda de peso, a fome exagerada, a vontade de urinar muitas vezes, a difícil cicatrização de feridas, a visão embaçada, o cansaço e infecções frequentes. Alguns dos fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo e o histórico familiar com casos da doença.

A prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada ajudam a evitar o diabetes tipo 2, que não tem cura.  Quando o diabetes não é tratado, aumenta o risco de o paciente ter um ataque cardíaco, ficar cego ou sofrer amputação de uma perna.

Fonte: Agência Brasil e SBD

Leia Mais ►

11 de novembro de 2011

O risco de doenças oculares em diabéticos

A retinopatia, a catarata precoce e a degeneração macular relacionada à idade estão entre as graves complicações que podem afetar portadores de diabetes que não controlarem de forma adequada a doença. Em antecipação ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HSE) promoveram quinta-feira (10) a campanha Viver, Porque Ver É Viver.

Oftalmologistas atenderam gratuitamente portadores de diabetes no HSE, que fica na zona portuária, centro da cidade. O alerta da SBO é com relação ao risco dessas doenças oculares, especialmente a retinopatia diabética, que pode causar a perda da visão definitivamente. Segundo o presidente da SBO e diretor da clínica do Serviço de Oftalmologia do HSE, Aderbal Alves Júnior, foram atendidos mais de 200 pacientes no mutirão realizado hoje. “Pelo menos cinco deles, que nunca tinham sido tratados, estavam com uma forma avançada de diabetes e se os problemas não tivessem sido identificados agora, eles certamente ficariam cegos”, disse.

O presidente da SBO destacou a importância do exame anual de fundo de olho para osolho2 portadores de diabetes. Segundo Alves Júnior, o exame é essencial para o diagnóstico precoce da retinopatia, doença ocular que, mais cedo ou mais tarde, acaba afetando a maior parte dos diabéticos. “Se a pessoa viver muito, em algum momento, tem uma chance enorme de ter a retinopatia. Pode ser até em um grau leve, se a pessoa tratar bem o diabetes, o que diminui muito a chance de ter essa complicação [a perda da visão”, explicou.

Uma pesquisa inédita da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), divulgada na quarta-feira (9), confirmou que a população brasileira ainda tem dúvidas sobre o que é a doença e como ela pode ser controlada. Menos da metade (49%) dos mais de 2 mil entrevistados não souberam definir o diabetes e 50% disseram que um diabético pode levar uma vida normal. Os diferentes tipos da doença – diabetes tipo 1, tipo 2 ou mellitus e gestacional – são desconhecidos de 51% das pessoas ouvidas na pesquisa.

De acordo com a SBD, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil. Em todo o mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, o total de pessoas portadoras da doença pode chegar aos 250 milhões, número que pode alcançar os 380 milhões em 2025.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ►

6 de novembro de 2011

73ª Festa das Flores de Joinville

Com o tema “Joinville: 160 anos de uma história de amor”, a 73ª Festa das Flores de Joinville acontecerá entre os dias 11 e 16 de novembro, no Complexo Expoville, em Joinville - SC. O mais tradicional evento do calendário turístico e cultural do estado de Santa Catarina, com entrada franca, além da tradicional exposição de flores que irá expor mais de 15 mil espécies, entre elas 5 mil orquídeas.

A Festa oferece o concurso da rainha, as apresentações culturais, a mostra de Ikebanas, o Mercado de Plantas, as Oficinas de Cultivo, a Feira de Artesanato, a Praça Gastronômica, a Mostra de Paisagismo, o Roteiro Turístico em propriedades de Flores, além de diversas outras atrações. Paralelamente acontece um mercado de plantas com fornecedores de todo Brasil.

Quatro shows nacionais são a principal novidade. No dia 11, o público terá a oportunidade de assistir a banda Capital Inicial; no dia 12 será a vez de Michel Teló; no dia 14 Luan Santana; e no dia 15 Lenin73festaflorese. Apenas para os três primeiros haverá venda de ingressos e o show do Lenine será um presente para Joinville, com entrada franca.
 

A Festa das Flores de Joinville nasceu com o objetivo de manter a tradição do cultivo e encanto pelas flores. Há mais de sete décadas, a cidade rende sua homenagem às orquídeas, todos os anos, no mês de novembro. É a festa oficial da cidade, prestigiada anualmente por cerca de 180 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior.


São mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas, selecionadas entre expositores nacionais e internacionais. Além da exposição de plantas ornamentais e flores, o evento promove também workshops sobre cultivo de plantas, Mercado de Flores e Plantas; de Artesanato, Mostra de Paisagismo, apresentações folclóricas e musicais e shows. Possui espaço infantil e uma diversificada Praça Gastronômica.


A Festa das Flores de Joinville é considerada a mais antiga do gênero no Brasil. Desde 2008, acontece a cada dois anos, a Exposição Internacional. O evento é realizado pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) e pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da sua Fundação Turística.

Para mais informações acesse o site www.festadasflores.com.br

Leia Mais ►

3 de novembro de 2011

Você é contra ou a favor da palmada?

Um Projeto de Lei (7672/10), também conhecido como Lei da Palmada, de autoria do Poder Executivo, estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante, está causando polêmica. Segundo o texto, os pais e responsáveis que aplicarem castigos corporais ou tratamento cruel poderão ser advertidos, encaminhados a tratamento psicológico ou psiquiátrico ou a programa oficial ou comunitário de proteção à família.

O projeto acrescenta dispositivos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). O estatuto, além da Constituição Federal e da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, já prevê o dever da família, da sociedade e do Estado de assegurar à criança proteção contra a violência, a crueldade e a opressão. No caso de descumprimento reiterado das medidas impostas, o juiz poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum. Porém, segundo o governo, a sanção ou punição deve ser vista como medida excepcional e de última natureza.palmada

Em defesa da proposta, o governo alega que o Brasil deve seguir recomendação do Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas, de 2006, de que todos os países membros promovam reforma legislativa e medidas educativas para a eliminação de castigos corporais nas crianças. Conforme a Secretaria de Direitos Humanos, 70% dos meninos de rua saíram de casa por causa da violência.

A secretaria integra a rede Não bata, eduque, movimento social formado por cerca de 300 membros, que defende a educação sem o uso de qualquer tipo de violência. De acordo com a campanha, os castigos físicos ensinam a criança que a violência é uma maneira plausível e aceitável de solucionar conflitos, principalmente quando se está em posição de vantagem física frente ao outro.

Para a presidente da comissão especial, deputada Erika Kokay (PT-DF), é preciso não minimizar a gravidade da simples palmada. Ela afirmou que o princípio é de que educação é convencimento, e a palmada segue o princípio de educar pela dor. Já o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) é contrário à matéria e pede a participação de pediatras no debate. “O último recurso que o pai tem para o filho é uma bronca ou uma palmada”, alega.

Pesquisa do Datafolha de julho de 2010, realizada com 10.905 entrevistados, mostra que 54% dos brasileiros são contrários à proposta. Segundo o levantamento, 72% dos brasileiros já sofreram algum tipo de castigo físico, e 16% disseram que costumavam apanhar sempre.

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (7), às 15 horas, bate-papo com a deputada Teresa Surita (PMDB-RR), relatora do Projeto. Para participar, basta entrar no site da agência (www.camara.gov.br/agencia) e clicar no link para o bate-papo.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia Mais ►

31 de outubro de 2011

Tropa de Elite 2 para americano ver

O filme brasileiro, Tropa de Elite 2, estréia no próximo dia 11 nos EUA começando por Nova York. RepresentaCptNascnte do Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro, este lançamento nos EUA é estratégico para dar visibilidade ao filme juntos aos votantes da Academia de Hollywood.

Tropa de Elite 2 chega aos EUA com credenciais que são ressaltadas neste trailer especialmente feito para o mercado norte-americano: é o filme de maior sucesso na história no Brasil, o agora coronel Nascimento é um tipo "durão" que combate o crime, e o roteirista (Braulio Mantovani) é o mesmo de Cidade de Deus.

Leia Mais ►

30 de outubro de 2011

30 de outubro: dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Quem nunca sofreu com dores nas costas, joelhos o nos ombros? Dores crônicas nessas regiões do corpo atingem aproximadamente 15 milhões pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Quando não é tratada, essa dor pode evoluir para problemas como como artrite. O reumatismo não atinge apenas juntas e articulações, nem somente idosos; pode também se manifestar em outros órgãos e acometer pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide. A osteoartrose, conhecida como "bico de papagaio", é uma das mais comuns e atinge 60% da população. O problema, relacionado à coluna, causa dores nas articulações e rigidez após o repouso.reuma

As causas do reumatismo são desconhecidas e a população carece de informações para procurar ajuda médica, mas, os estudos sobre o assunto estão avançando. A junção de fatores genéticos e ambientais, tais como estresse, poluição, utilização de determinados medicamentos e infecções, levam à doença. Mas não existe um exame específico para detectá-la. O diagnóstico do reumatismo é feito com base em exames laboratoriais e análise do conjunto de sintomas e sinais observados pelo médico. Além da dor, inflamações são especialmente levadas em consideração para detectar a doença.

A maioria dos tratamentos envolve procedimentos não farmacológicos  como a prática de atividades físicas e controle de peso e consumo de álcool e cigarro. Quando necessário, o tratamento pode incluir medicamentos, como a administração de drogas analgésicas e antiinflamatórias, de injeções locais de corticosteróides (infiltrações), de medicamentos próprios para o controle da doença e fisioterapia.

No tratamento das doenças reumáticas, a fisioterapia proporciona ao paciente uma reeducação física e funcional através do alívio da dor e da rigidez articular, da recuperação dos movimentos, do reforço e do relaxamento muscular, da prevenção ou tratamento das deformidades e, quando o paciente já apresentar seqüelas definitivas, auxilia na reabilitação profissional, desenvolvendo ao máximo o potencial residual existente, adaptando este paciente às novas condições de vida.

O dia 30 de outubro é o dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.

Fontes: Minha Vida, Agros e Portal São Francisco

Leia Mais ►

27 de outubro de 2011

Até quando?

Vejo na televisão notícia sobre um grupo de crianças que assaltou hotel em São Paulo. Tinham em torno de 07 a 13 anos. Enfrentaram os funcionários, guardas, policiais e fizeram o que bem entenderam. Roubaram, destruíram o que viram pela frente, saíram tranquilamente. Foram apreendidas e mesmo assim, nada as fazia parar. Fugiram, gritaram, corriam. Apreendidas novamente, quebravam, batiam, resistiam. Foi necessária a força e a contenção para fazê-las aquietarem-se.

Nas ruas muitas usurpam, na melhor das hipóteses esmolam, dormem anestesiadas nas calçadas, drogam-se, perambulam pelas vielas, andam em bandos ou sós, como sombras de solidão em meio à multidão surda, muda, chocada e anestesiada diante de tanto horror, ou melhor, tanto abandono.

Em nossa cidade há muito tempo se sabe que há um grupo reincidente de adolescentes que assaltam estabelecimentos e residências. Paralelo a isso, para não dizer que não temos nada a ver com isso, lembremos de festinhas ou encontros de crianças e adolescentes que não são ditos “de rua”. Podem ser os nossos filhos ou dos amigos ou dos vizinhos. Distante do olhar dos adultos ultrapassa os limites quebrando coisas, negligenciando cuidados com a propriedade alheia, extinguindo a possível sanção que poderia vir do outro.lix200

O que acontece conosco? Ou com eles? Testam os limites e a resistência dos adultos e prosseguem... continuam ultrapassando, agem, persistem e nós? Emudecidos, temerosos de barrá-los? Por que não fazê-los assumir as conseqüências de seus atos? Como podemos tentar pelo menos compreender o que se passa? O que eles querem nos dizer através de seus atos aparentemente divertidos, prazerosos e audaciosos?

A ação instiga o olhar. Algumas imagens impõem-se aos nossos olhos. Querem ser vistos? Reconhecidos? Um clamor talvez para marcar a própria existência? O que querem? O que buscam? Um prazer desenfreado? O prazer, para ser prazer precisa ter interrupção, limite, caso contrário, em psicanálise se diz que há gozo, ininterrupto, o que pode levar à morte.

As crianças e adolescentes nos convocam para que assumamos os nossos papéis tão diluídos nos últimos tempos no poder da ciência e da mídia. A verdade sobre o que deve ou não ser permitido ou buscado é ditada muito mais pela internet e programas de televisão do que pela palavra dos pais. Mas estamos enganados quando muitas vezes vencidos pelo cansaço e pela culpa assinamos embaixo disso tudo nos omitindo ou relevando, justificando as atitudes deles, reconsiderando, dando mais inúmeras chances.

Até quando? Até quando vamos permanecer resistentes em compreender que o que eles buscam com essas atitudes desvairadas é AMOR, reconhecimento de que existem, de que precisam ter um lugar mais claro e nítido nas nossas vidas? Amá-los significa barrá-los para sua própria proteção e dos outros, pois afinal ninguém vive sozinho e precisamos aprender a transitar e respeitar o limite entre o eu e o outro.

Somos convocados por eles a todo o instante e estamos surdos, mudos, amortecidos e culpados! Tomados por essa labuta diária que é viver, preocupados com a própria imagem, com a sobrevivência, também com a busca de prazer a qualquer custo, anestesiados por remédios para aliviar o mínimo mal estar, nos chocamos diante do que vimos sem nos darmos conta do clamor: “Vejam-nos se não conseguem nos ouvir, nós existimos, não nos abandonem, barrem-nos, protejam-nos e, acima de tudo, AMEM-NOS”.

Por: Návia T. Pattussi/Psicanalista/naviat@terra.com.br

Enviado por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Leia Mais ►

Recomendo

Arquivo do Blog