11 de dezembro de 2011

Uma TV que pode ser enrolada e colocada no bolso

Uma TV de tela plana que pode ser enrolada e guardada no bolso poderá se tornar realidade em breve. A nova tecnologia que foi desenvolvida por uma equipe de cientistas britânicos é conhecida como pontos quânticos e pode ser usado para fazer televisores ultra-finos. É certamente um passo a mais do que o OLED super-fino que foi lançado pela Sony no ano passado.

O quantum dot tecnologia são partículas emissoras de luz 100.000 vezes menores que a largura de um fio de cabelo humano e será impresso em plástico flexível, que pode ser enrolado ou mesmo impressos em folhas grandes de papel para criar ecrãs gigantes. Por causa de seu pequeno tamanho um ponto quântico permite que o fabricante possa determinar o comprimento de onda da emissão, que então determina a cor da luz que o olho humano pode ver. Como resultado os pontos podem ser ajustados durante a produção para emitir qualquer cor.tv

Cientistas da Nanoco em Manchester estão agora entrando em contato com grandes empresas de eletrônicos da Ásia e os primeiros televisores a utilizar a nova tecnologia podem chegar às prateleiras até o final do próximo ano. Já ss telas flexíveis deverão demorar um pouco mais e podem chegar nas lojas dentro de três anos. A empresa não revelam exatamente com o que eles estão trabalhando, mas acredita-se que Sony, Sharp, Samsung e LG estejam todos trabalhando na tecnologia quantum dot.

A maioria dos televisores produzidos têm um visor de cristal líquido (LCD), que são iluminados por diodos emissores de luz (LED) com uma tela que tem poucos centímetros de espessura. Usando a tecnologia quantum dot significaria televisores mais leves e bem mais finos do que os atuais. O executivo-chefe da Nanoco, uma empresa criada por cientistas da Universidade de Manchester, disse ao Sunday Telegraph: "A vantagem real dos pontos quânticos, entretanto, é que eles podem ser impressos em uma folha de plástico que pode ser enrolada. É provável que esses serão pequenos dispositivos pessoais para começar. Outra coisa que estamos trabalando é com bobinas de papel de parede ou cortinas feitas de um material que tenha pontos quânticos impressos nele. Imagine você acordar pela manhã e ver cenas do sol nascente sobre uma praia."

Fonte: DailyMail

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog