Setenta médicos da região Norte e Nordeste de Santa Catarina receberam ontem, quarta-feira (3), capacitação para atuar no tratamento da Leptospirose. O treinamento ocorreu no auditório da Udesc e foi organizada pela Gerência de Saúde da Secretaria Regional de Joinville em parceria com a Secretaria de Saúde de Joinville. O curso foi ministrado pela Dra. Carin Albino, da Secretaria de Saúde de Joinville.
O gerente de Saúde da SDR Joinville, Douglas Machado, faz um alerta para o risco da ocorrência de leptospirose neste momento pós-enchente. Em todos os casos suspeitos é coletado sangue para confirmação ou não da existência da doença que tem período de encubação de 3 a 30 dias.
“É importante que todos aqueles pacientes que foram classificados como suspeitos autorize o serviço de Vigilância Epidemiológica a coletar seu sangue para realização do exame”, afirma Machado.
A Gerência Regional de Saúde recomenda que as pessoas lavem suas casas com água e hipoclorito de sódio a 2,5% na seguinte proporção: para um balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de água sanitária. “Toda limpeza deve ser feita com luvas e botas de borracha evitando o contato direto com a água ou lama,” esclarece o gerente.
Quando houver suspeita da contaminação da água a ser ingerida, é necessário utilizar duas gotas de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada litro de água e aguardar 30 minutos para consumir. A limpeza na caixa de água também deve ser feita.
Calendário do SISU: Tudo o que Você Precisa Saber sobre as Datas Importantes
-
Você está se preparando para o SISU e quer entender melhor as datas e
etapas desse processo? Então você está no lugar certo! O Sistema de Seleção
Unificada...
Há 4 semanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.