Pelo sexto ano consecutivo será realizada, entre os dias 23 e 30 de maio de 2010, a Semana do Alimento Orgânico, esclarecendo os consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.
A Semana dos Alimentos Orgânicos tem como proposta ser um marco dentro de uma campanha ininterrupta voltada ao esclarecimento da sociedade em geral e, mais especificamente o consumidor urbano, sobre o que é de fato um produto orgânico.
A valorização do produto orgânico deve se dar como conseqüência da transformação do consumidor. A campanha visa, entre outras coisas, trabalhar o conceito de consumo responsável, quando o consumidor passa a valorizar aspectos relacionados à saúde humana, ao meio ambiente e a justiça social, na hora de decidir pelos produtos que vai comprar.
Essa consciência do consumidor o aproxima da realidade do agricultor e sua forma de produzir e levará ao fortalecimento dos produtores orgânicos, em grande parte agricultores familiares responsáveis pela prestação de serviços ambientais fundamentais para a sobrevivência do planeta, como a manutenção da quantidade e qualidade da água e a preservação da biodiversidade.
A campanha ocorrerá em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. A expansão da campanha para outras cidades dependerá da posição das Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrg-UF), que definirão quais as cidades onde já existe potencial de produção e oferta de orgânicos em quantidade suficiente para atender a ampliação da demanda que a campanha deverá gerar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.