O verão se aproxima e com ele o desejo de deixar à mostra um corpo sarado e atraente. A procura pelas academias aumenta significativamente neste período. Além disso, os estímulos visuais que marcam a estação mais quente do ano se tornam um convite para a busca de um corpo perfeito, independente do esforço que seja necessário fazer.
A prática da musculação, por exemplo, é uma das opções mais procuradas pelos “atletas de verão”, porém, a falta de orientação e acompanhamento ou a prática errada dos exercícios podem resultar em lesões ósseas, nos tendões e nos músculos. Omédico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que a maioria das lesões relacionadas à prática da musculação ocorre devido ao mau uso ou abuso do equipamento. “Muitas pessoas acham que irão obter um resultado mais rápido se dobrarem a carga de exercícios e isso não é verdade”, alerta.
As lesões também acontecem em pessoas que fazem exercícios em casa, mas qualquer pessoa que se propõe a praticar uma atividade física pode sofrer algum tipo de lesão em determinado momento do treinamento.
Para reduzir os riscos, Reichmann aconselha o desenvolvimento de técnica apurada na execução dos exercícios, além de concentração e boa flexibilidade, lembrando a importância do equilíbrio músculo-esquelético, pois o músculo pode se romper em seu ponto mais fraco.
Conforme o médico, todo o programa de treinamento deve ser compatível com a capacidade do indivíduo de recuperar-se e adaptar-se às demandas do programa. “É fundamental que se busque orientação de um bom profissional de educação física com especialização em biomecânica para o desenvolvimento de um programa de treinamento que respeite a individualidade de cada pessoa” orienta Joaquim Reichmann.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)
Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.