Filmes escritos, estrelados, produzidos e musicados apenas por mulheres. Esta é a essência do Manifesto Doris, uma experiência nascida em 1999 em Gotemburgo, Suécia com o objetivo de fortalecer e apoiar a presença feminina na produção cinematográfica do país, além de debater a igualdade de gêneros nas telas de cinema.
Nos dias 10, 11 e 12 de abril, a Universidade Regional de Blumenau (FURB) vai sediar um intercâmbio de três dias com cineastas da Rede Doris, como também é conhecida. O evento terá projeção destes filmes, além de mesa redonda com convidados suecos e brasileiros, palestras e um workshop sobre roteiro para cinema.
Desde 1999, o manifesto já gerou oito curtas e um longa-metragem, cujos trechos podem ser assistidos online (com legendas em inglês). Além das produções, a Rede Doris desenvolve uma competição nacional na Suécia de roteiros para rádio (Radio Doris), além do projeto Doris na Escola, que leva aos professores da região de Gotemburgo questões e reflexões sobre igualdade de gênero, pensamento crítico e análise de filmes. A rede logo se internacionalizou, e suas produções já foram exibidas e premiadas em vários países.
Fonte: Furb
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.