Informar os dados sobre o nível do Rio Itajaí-Açu em tempo real. Este é o objetivo do Hidrowitter, projeto desenvolvido pelo servidor da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e aluno de mestrado em Mecatrônica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Thiago Waltrik e seus colegas de mestrado. O Hidrowitter mede o nível do rio e disponibiliza os dados em redes sociais. O primeiro teste do aparelho que vai ser usado a partir de março de 2013 aconteceu nesta quarta-feira (19/12), no Bairro Boa Vista, com a presença do professor e coordenador do projeto, Roberto Alexandre Dias.
O equipamento, que utiliza energia solar, calcula o nível do rio de acordo com a pressão exercida sobre um sensor que fica submerso, e envia as informações coletadas via Internet sem fio para a torre de comando, localizada no Portal da Saxônia, Bairro Ponta Aguda. Depois disso, os dados são disponibilizados em mensagens no Twitter. “Primeiramente vamos trabalhar em cima do Twitter e, futuramente, pretendemos associar com outras redes sociais e com o Google Maps”, explicou.
Thiago conta que se baseou em um projeto criado por um chileno, que mede a magnitude de terremotos e disponibiliza as informações em tempo real. “Estudando este projeto, vimos que há uma necessidade regional de divulgar mais rapidamente o nível do nosso rio”, comentou.
O servidor da FURB faz parte do Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos do IFSC, composto por sete alunos. O grupo trabalhou seis meses em cima do Hidrowitter e, em breve, pretende integrar também o monitoramento de chuvas e de temperaturas ao projeto.
Fonte: Furb
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.