Por que se perde um cliente? Segundo pesquisa citada pelo economista, jornalista, educador e comunicador Luiz Roberto Canello durante o curso “Excelência no atendimento” promovido, nesta semana, no Mogano Business Hotel, em Chapecó, 65% dos empreendimentos perdem clientes por indiferença do pessoal que os atende e 15% por reclamações não atendidas.
curso, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, órgão vinculado a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), reuniu atendentes e telefonistas de cooperativas, visando promover o desenvolvimento de habilidades para o atendimento de público interno e externo, além de oferecer subsídios que favoreçam o uso da comunicação no telefone e pessoalmente e discutir a postura profissional.
O palestrante abordou a excelência, identificando atitudes e comportamentos para atingir e superar as expectativas do cliente, melhores práticas de comunicação e postura nas relações de atendimento, além de simular e refletir sobre propostas de ações reais que refletem a eficiência e a eficácia no atendimento ao cliente. “O profissional deve ser bom nas atividades que desempenha, buscando melhorar 1% em tudo o que faz”, orientou Canello.
Segundo o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC Alexandre Alvesforam realizadas dinâmicas e vivências com foco na experiência dos participantes. Entre os temas selecionados estiveram o poder da visão, comunicação, obstáculos na comunicação, pequenos segredos da comunicação, hemisférios do cérebro, criatividade, atendimento a clientes, princípios do sucesso e qualidade.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
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