A sub-regional de Blumenau da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) lançou na noite de terça-feira (15/5), na Biblioteca Universitária da FURB, uma ferramenta inédita no auxílio aos portadores da doença, estimados em 1 milhão no Brasil. A Cartilha de Atividades Abraz oferece uma série de exercícios mentais para auxiliar no tratamento dos pacientes.
O livro, que será vendido para sub-regionais de todo o país, traz diversas sugestões de atividades, do jogo de argolas até letras de música, de cruzadinhas a cálculos matemáticos. A capa foi produzida pelo artista Ottomar Theilacker, de Timbó, que convive com a doença há uma década e vem utilizando a arte como terapia.
A sub-regional da Abraz em Blumenau faz reuniões quinzenais com cuidadores, familiares e com os próprios pacientes, com apoio do Programa de Educação Permanente (PROEP). Os encontros são sempre nas terças-feiras, das 18h às 20h, na sala 1 do Bloco H, Campus 1 da FURB.
O grupo também realiza atividades extras, como passeios, e faz palestras de prevenção e conscientização. “Muitos portadores de Alzheimer ainda são tratados como dementes, caducos, esclerosados, quando na verdade sofrem de uma doença que tem tratamento. A família precisa notar isso”, afirma Irene Joana Nerlich Sotto, coordenadora da sub-regional. Segundo ela, a doença pode se manifestar já aos 45 anos, mas normalmente ocorre a partir dos 65. “O momento de se aposentar é tido como chave para desencadear a doença. É preciso substituir o trabalho por outras atividades”, explica.
Contatos pelo telefone (47) 3336-1828 ou (47) 3321-0348 ou pelo e-mail edupermanente@furb.br
Fonte: FURB
Olá, Seu Luiz. Estou iniciando em blogs, e vi o seu e achei muito legal! Será que pode visitar o meu e dar sua análise? Ficaria muito grata!
ResponderExcluirwww.segredosdeumcotidiano.blogspot.com.br