A natureza agradece. A ação desencadeada pela CDL Chapecó, através do programa Recicla CDL, em parceria com o Senac, Fatma, empresa Realtec e Programa Oficina Educativa Verde Vida, arrecadou no último sábado, 6.350 quilos de lixo eletrônico.
As quase 10 toneladas de equipamentos estão no Verde Vida onde serão desmontados e encaminhados para reciclagem. “Essa iniciativa, além de conscientizar a população a dar o destino correto para esses materiais, proporciona saúde ao meio ambiente”, ressalta o diretor de eventos da CDL Chapecó, Claudinei Pacheco.
“Chapecó deu um exemplo de cidadania para todo o estado e até para o país. As pessoas entenderam o objetivo do Recicla CDL e atenderam ao chamado. Equipamentos que até então ficavam acumulados em casa ocupando espaço agora serão destinados corretamente, sem agredir a natureza”, comemora a coordenadora, Mariana Gerhardt.
Foram arrecadados milhares de aparelhos celulares, CPU’s, placas mãe, de rede e som, centrais telefônicas, drives de computador, fontes e transformadores, processadores cerâmicos e sintéticos, HD (disco rígido), CD’s e DVD’s, cabos de força e dados, teclados e mouses, impressoras, aparelhos de DVD, som vídeocassete, monitores e televisores, hubs, pilhas e baterias, no break e baterias de automóveis, eletrodomésticos e cobre.
Cada computador utiliza materiais diversos que podem ser reciclados. Um computador mediano é feito de elementos básicos, como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc.
Lixo Eletrônico(Foto Mb Comunicação) |
O mercúrio, utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana pode causar danos cerebrais e ao fígado. O chumbo, componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares, pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e à morte.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
mb@mbcomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.