Mil e oitocentos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental dos estabelecimentos de ensino de São José participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) na noite desta quinta-feira (25).
Coordenado e executado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura, o programa é considerado referência nacional, sendo um dos poucos centros de formação de instrutores existentes no País.
Durante dois meses e meio, as crianças aprenderam os males e conseqüências decorrentes do uso de drogas e também receberam orientações sobre a importância da tomada de decisões corretas. Neste primeiro semestre, o Proerd atendeu metade dos alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental. Em setembro, iniciará uma nova etapa do programa para completar o atendimento aos estudantes dessa série escolar.
O Proerd derivou do Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, em 1983, em conjunto com um grupo de educadores locais, com a finalidade de prevenir o uso de drogas junto a crianças em idade escolar. Nos EUA, expandiu-se, rapidamente, alcançando mais de 80% dos distritos escolares, abrangendo desde crianças da educação infantil e jovens no ensino fundamental e médio até os próprios pais.
Em Santa Catarina, o Proerd foi aplicado pela primeira vez em Lages (1998). Depois da implantação do programa seguiu-se um rápido processo de expansão. Dez anos mais tarde, mais de 800 mil crianças, adolescentes e pais já participaram do programa.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação
Foto: Neiva Daltrozo / SECOM
Iniciativa louvável e que espero, seja seguida.
ResponderExcluirAbraços
Muito boa essa iniciativa, vamos torcer para que ela sirva de exploo e seja seguida.
ResponderExcluirA paz
excelente projeto, isso deveria ser seguido e até implantado no curriculo escolar do Brasil todo!!!
ResponderExcluirAbraço
SAUDAÇÕES!
ResponderExcluirSaudações!
ResponderExcluirAmigo Luiz Andre,
Maravilha!
Vamos torcer que todos os estudantes apliquem os valorosos conhecimentos recebidos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e assim, ajudem a construir um mundo muito melhor...Parabéns a todas as autoridades que envidaram esforços para viabilizar o programa em tela!
Excelente seu Post!
Abraços,
LISON.