Cuidar da postura é uma atitude que ajuda a evitar lesões e auxilia na manutenção da saúde e bem-estar. No entanto, vários hábitos simples passam despercebidos e, atualmente, são as causas do aumento das estatísticas de dores nos ombros. Quando a pessoa coloca a mão acima ou atrás da cabeça, a região da grande tuberosidade colide contra o arco coracoacromial e provoca uma isquemia (falta de sangue) temporária na região.
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, da Ortopedia Reichmann, explica que caso essa posição permaneça durante muitas horas, a isquemia pode provocar micro lesões no tendão. “Essa posição é comum enquanto as pessoas dormem. Alguns pacientes têm o hábito de dormir com a mão acima ou atrás do travesseiro, o que pode provocar com o passar do tempo, ruptura do manguito rotador”, salienta.
No trabalho também é preciso atenção com a postura. Segundo o médico, um dos principais fatores que desencadeiam dor no ombro está relacionado ao fato de determinados profissionais desempenhar atividades durante horas sem apoio para o cotovelo. “Quando digitamos sem apoiar punho e cotovelo levamos os músculos da cintura escapular a fadiga”, salienta.
Os músculos fatigados são facilmente lesados. Com o tempo surgem dores na parte posterior do ombro (mialgia do trapézio, rombóide, etc) e posteriormente surgem os problemas dentro da articulação. O hábito de dirigir segurando na parte de cima do volante também pode provocar dor, principalmente na região posterior do ombro.
Segundo Reichmann, a posição correta para digitação é com apoio do cotovelo e do punho. Quando a cadeira não tem braços para apoiar o cotovelo, é necessário afirmar na mesa. Todas as funções necessitam de uma ergonomia correta para prevenir defeitos na postura.
Sobre prevenção ou diagnóstico, o médico salienta que é fundamental identificar os problemas posturais e mudar os hábitos. Em caso de dores, o ideal é procurar um ortopedista para diagnosticar quais grupos musculares estão acometidos para instituir o trabalho fisioterápico ou de reforço muscular em academia. “Uma postura adequada é aquela que se apresenta em estado de equilíbrio músculo-esquelético, que não apresente dor, que seja funcional e esteticamente aceitável”, relata Reichmann.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.