Ter uma alimentação controlada e praticar exercícios físicos são os meios mais fáceis de ter uma vida saudável ou ainda alcançar o peso ideal. Muitas pessoas buscam aliados para auxiliá-las nesse processo a exemplo do consumo de produtos naturais, academia, orientação de profissionais da saúde, mas alguns detalhes podem fazer a diferença. O adoçante, por exemplo, pode substituir o açúcar. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na dose e sofrer algumas consequências, especialmente para a saúde bucal. A avaliação é da especialista em implantes e próteses dentárias,Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó.
Iara explica que o uso do adoçante dentro da quantidade recomendada pode reduzir o surgimento de cáries nos dentes, pois não contém açúcar ou sacarose, principal alimento das bactérias que provocam cárie.
Porém, é fundamental compreender que vários fatores atuam em conjunto para provocar cáries. “A prevenção não pode ser direcionada para um único fator, ou seja, a troca do açúcar pelo adoçante. A escolha mais saudável seria substituir a sacarose por tipos de carboidratos mais complexos”, enfatiza. Por exemplo, substituir chicletes normais por “sugar-free” pode ser uma opção, pois não possuem açúcar e ainda podem estimular a salivação, auxiliando na proteção contra a cárie.
Com relação ao uso do adoçante pelas crianças, o ideal é somente sob orientação médica. “Os pequenos merecem cuidados especiais. É preciso manter o controle na ingestão de açúcar, em frequência e quantidade, além de reforçar os outros meios preventivos”, destaca Iara.
A dentista enfatiza que a frequente higienização e a visita regular ao dentista ainda são os maiores aliados à saúde da boca. “São cuidados que podem evitar maiores preocupações e ainda garantem um sorriso bonito e saudável”, finaliza.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu recado.