6 de novembro de 2008

Furb desenvolve software para rastreabilidade bovina

Texto: Luiz Mund/NUPEX

A FURB recebeu em outubro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a parcela de R$ 700 mil do projeto de desenvolvimento de software livre para rastreabilidade bovina no Brasil, em parceria com o grupo Megaflex, de Florianópolis. O contrato prevê a liberação de R$ 1,7 milhão não reembolsável.
O objetivo do trabalho, que vai produzir um software livre para gestão de agronegócios de pequeno porte e avaliação da qualidade de softwares gerenciadores de rebanhos, é permitir a comercialização de soluções de manejo e rastreabilidade bovina no Brasil a fim de melhorar a qualidade do produto e atender as normas internacionais, como as da Comunidade Européia.

De acordo com o coordenador técnico do projeto, professor Mauro Mattos, a Universidade de Blumenau vai desenvolver, junto com a Megaflex, um software para manutenção e disponibilização de dados sanitários de origem e movimentação do rebanho bovino brasileiro, destacando informações individuais do boi, como datas de vacinas, tempo de confinamento e alimentação, do nascimento até o abate.

As informações são armazenadas no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina. A adesão ao Sisbov é voluntária para os produtores rurais, mas será obrigatória no caso de comercialização de venda de carne bovina para mercados que exijam rastreabilidade como, por exemplo, o europeu.

A equipe de 10 especialistas, durante os 18 meses do projeto, também vai identificar e analisar nos laboratórios da FURB a qualidade dos softwares que existem no mercado. A intenção é melhorar a segurança alimentar de quem consome carne bovina aqui ou no exterior.

O projeto, viabilizado com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex), utiliza recursos do Fundo Tecnológico (Funtec), voltado para a inovação.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog