3 de março de 2012

As disfunções da articulação temporomandibular

As disfunções da articulação temporomandibular (ATM) são problemas da face que exigem tratamento complexo, efetuado por profissionais preparados e seguros do diagnóstico. A doença depende de muitos fatores para se manifestar e muitas vezes é facilitada por uma maloclusão, ou seja, relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula.

A maioria dos casos pode ser resolvida ou contida por tratamentos clínicos, controlando fatores emocionais, promovendo equilíbrio do tônus muscular e devolvendo a suavidade e precisão dos movimentos da mandíbula. Entretanto, muitos casos requerem intervenção cirúrgica que vão desde o reposicionamento do disco articular até a substituição de toda articulação por uma prótese personalizada. A necessidade da indicação de um procedimento cirúrgico dependerá da gravidade do caso e do grau de degeneração das estruturas envolvidas.

Para atender a demanda na área odontológica, a Clínica Arte e Face de Chapecó utiliza tecnologias modernas e mantém a qualificação constante de seus profissionais. Por isso, é referência em procedimentos odontológicos.

Para tratar dos casos cirúrgicos de disfunções da ATM, o especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, Silvio Mauro Gallon, inicia no mês de abril o curso avançado de formação em Cirurgia de ATM – teórico e prático, em Araraquara (SP).atm

Serão cinco meses (125 horas) de capacitação, visando o aprimoramento das técnicas utilizadas nas cirurgias de ATM. “Novas técnicas surgem a cada dia e precisamos nos preparar para acompanhar a evolução nos procedimentos, para tratar com segurança as patologias articulares”, observa.

Para o tratamento dos casos clínicos, que não requerem intervenção cirúrgica, o especialista em dor e disfunção temporomandibular é o mais indicado. Muitas vezes, há a necessidade de formar uma equipe de atendimento, envolvendo fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e psiquiatras.

A ATM é a articulação que se situa à frente do ouvido, é bilateral e os dois lados são unidos pela mandíbula, obrigando as ATMs a trabalharem em sincronia de movimento. Gallon explica que os sintomas articulares podem ser muito brandos, como um simples estalido ou "click", durante a movimentação, até dores irradiadas para as regiões da cabeça e do pescoço. Quadros de depressão e limitação de abertura da boca estão frequentemente associados aos distúrbios das ATMs. O estresse, os hábitos parafuncionais, como o apertar de dentes e algumas doenças sistêmicas ou hormonais, contribuem para modificar ou agravar a doença.

As faces articulares dos ossos que compõem as ATMs (osso temporal e côndilo da mandíbula) são interpostas por uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, que tem o dever de amortecer, dar suavidade e proteger as superfícies ósseas da articulação. Isso evita a ocorrência de traumas e desgastes prematuros. Porém, quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica ideal, as superfícies articulares trabalham com carga direta uma contra a outra, acelerando o processo de desgaste.

Os sintomas podem ser dores na região do ouvido sem infecção, dor na ATM durante a fala ou a mastigação, cansaço nos músculos da face, dificuldade para abrir ou fechar a boca, entre outros. Fatores esses que associados ao estresse resultam em desconfortos nos músculos da face, cabeça e pescoço. A situação se agrava devido às posições posturais viciosas, apertamento e/ou ranger de dentes ou posicionamento dental inadequado.

A doença é progressiva, mas se tratada precocemente pode ter resultados eficazes. O repouso das articulações e dos músculos mastigatórios, aliados a manobras odontológicas, utilização de medicamentos e a aquisição de novos hábitos saudáveis são fundamentais para o bom resultado no tratamento. Os casos que necessitam de intervenção cirúrgica dependem do acompanhamento de um profissional especializado e preparado para tratar desses problemas.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog