Inserir as micro e pequenas empresas na cadeia de fornecimento de médias e grandes corporações e entre os fornecedores de estruturas do Governo estadual e municipal. Este é o principal objetivo do portal de compras eletrônicas REDE EMPRESAS, oferecido pelo Sebrae Santa Catarina aos empresários do Estado. O Portal se encarregará das funções de requisição, cotação, catálogo de produtos e serviços, pedido de compras, pregão eletrônico, recebimento e pagamento.
Além de promover a integração e aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, o grande diferencial do portal é que ele é o único capaz de atender tanto instituições públicas quanto empresas privadas. As empresas interessadas em compor a rede de fornecedores e compradores poderão realizar cadastro online (gratuito), diretamente no portal www.redeempresas.com.br e aguardar as orientações que serão enviadas via e-mail. “Nossa expectativa é que nos dois primeiros anos sejam cadastradas 1400 micro e pequenas empresas e 20 grandes empresas. Com isso, a intenção é gerar aproximadamente R$ 16 milhões em negócios”, salienta o analista de tecnologia de informação do Sebrae/SC, Alexandre Souza.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, reforça que o portal Rede Empresas oferecerá benefícios tanto para quem compra como para quem vende. Para compradores, haverá garantia de transparência, agilidade na aquisição de produtos e serviços, segurança, otimização de recursos, realização de cotações/registro de preços, interação dos sistemas, redução de custos aos fornecedores com impacto direto nos preços ofertados, menor custo nos processos de compra (principalmente com comunicação), mais opções de produtos e fornecedores com fácil acesso e consulta, registro digital com histórico dos processos e ações realizadas no sistema.
No caso das empresas que irão fornecer os produtos, entre as principais vantagens estão: a participação no processo de venda sem a necessidade de deslocamentos, redução de custos, segurança, agilidade e modernidade, vendas em lotes maiores pela organização da demanda e ganho logístico pela regionalização de ofertas e distribuição. Outras vantagens estão relacionadas ao menor custo de atendimento do mercado na prospecção, negociação e manutenção de clientes, adoção de um canal de venda sem intermediação, grande capacidade de estreitamento de relacionamento comercial e conhecimento do cliente final, capacidade de expansão da área de atuação comercial e acompanhamento online da evolução dos processos e negociações eletrônicas.
O Portal está disponível para o pré-cadastro desde a Feira do Empreendedor, realizada entre 27 a 30 de maio, e entrará no ar definitivamente a partir da segunda quinzena de agosto.
Fonte: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
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