6 de maio de 2012

Suíte para Telecentro Tucunaré GNU/Linux é lançada no Portal SPB

A Suite Tucunaré GNU/Linux, utilizada e desenvolvida pelo Banco do Brasil S.A., tornou-se modelo para redes de telecentros e teve seu acesso liberado à sociedade brasileira e órgãos do governo. A liberação oficial do software aconteceu no dia 28 de abril, no FLISOL-DF 2012, e contou com a presença do Diretor do departamento de Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe, e do Gerente de Divisão de TI do Banco do Brasil S.A., Jeovânio João Bitencourte.


O Tucunaré (SuiteTelecentro) é uma Distribuição Debian GNU/LINUX customizada para uso nos telecentros do Banco do Brasil. Ela foi desenvolvida para facilitar a instalação do Sistema Operacional e conta com programas amigáveis para adaptar configurações necessárias. O sistema possui arquitetura servidor de terminais LTSP, clientes leves, que tanto serve a soluções de máquinas mais modernas bem como permite o uso de qualquer software livre em qualquer computador, tendo como grande diferencial a economia de energia.


O Tucunaré é uma solução madura, em desenvolvimento desde 2003, que contabiliza hoje mais de 600 mil downloads e está em uso em entidades como Banco do Brasil, Ministério da Pesca, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas, Cidade de Campinas, Serpro de Campinas, Assentamentos rurais, entre outros.tucunare


O desenvolvimento dessa solução está relacionado ao Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil iniciado no segundo semestre de 2003. Nessa época, organizações e comunidades começaram a receber doações de computadores usados pelo BB. Era necessário encontrar uma solução que fosse adequada às condições econômicas das comunidades, a maioria delas sem condições de pagar por licenças de programas de computadores, como também às condições das máquinas doadas, com configuração de hardware que não suportam instalações de softwares mais atualizados.


Para acessar a suite Tucunaré GNU/Linux é necessário estar cadastrado no Portal do Software Público e, em seguida, aderir a comunidade no endereço:
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=51053337


Características do Tucunaré GNU/Linux:
Principais funcionalidades:
    - Instalação automatizada de Telecentro - Softwares : apache, postgreSQL, mysql, Firefox (iceweasel), LibreOffice, Gimp, Inkscape, Amsn, Totem, VLC, Audacity, K3B, Grip, Cinelerra, phpmyadmin, phppgadmin, Cheese, GNU Paint, Kolourpaint, Xpdf, Xsane.
    - Conjunto de Ferramentas educativas: Gcompris, Klavaro, Ktouch, keduca, tuxmath, kalzium, lletters, kig, kanagram, khangman, kgeography, kstars, Tellico, Childsplay, Blinken, Celestia, Childsplay, Dr. Geo, Keduca, GNU Solfege, Kgeography, KhangMan, Kig, Kiten, Klettres, Klatin, KmPlot, kpercentage, Kturtle, Kverbos, Kvoctrain, Linux Letters and Numbers.
    - Softwares Acadêmicos: BASE-256, Bkchem, Chemtool, ClustalX, Earth3D, Extrema, FastDNAml, Garlic, Gabedit QC-GUI, Gcx, Ghemical, Gperiodic, GraphThing, Kalzium, Kstars, Marble, Stellarium.
    - Gerenciamento de Telecentros pelo Ocara, que é um software livre desenvolvido pelo Banco do Brasil a partir do Open Lan House.
    - Softwares de Comunicação: Twinkle, ekiga, skype, empathy, amsn, pidgin, Evolution. - Jogos: Gnometris, Blackjack, Iagno, Same-gnome, Cinco ou mais, Gnome Sudoku, Minas (ou gnomine), Nibbles, 4 em uma linha, Klotski, GlChess, Mahjongg, Tetravex, Tali, Aisleriot, Robo, Lightsoff, TuxMath, FreeCell, Homem Batata.
Principais Características técnicas:
    Sistema operacional Debian 5.0 lenny, Kernel 2.6.26, Interface Gráfica Gnome 2.22, LTSP 4.2; Ocara: PHP e MySQL.

Fonte: Portal do Software Público Brasileiro

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog